Pesquisa de Mercado na Crise

O segundo semestre de 2015 começou com grandes incertezas quanto ao futuro econômico e social do país. Por mais que o mercado e o brasileiro de uma forma geral estivessem crentes de que o mercado tenha se aquecido e as preocupações iniciais quanto à economia já estivesse equilibradas, vemos o dólar disparar, as análises financeiras descaracterizar o país como um ótimo contexto de investimento e a desesperança quanto ao governo e lideranças se alastrar por todas as regiões.

Não é um ano fácil, já afirmaram os especialistas há algum tempo, assim como os próximos anos não serão. Em uma época de instabilidade econômica e com a eminência de distúrbios sociais, há duas opções que todo bom empreendedor já deve conhecer: ou se sucumbe à crise ficando parado e sem ação ou se vê nesta situação aparentemente desfavorável uma ótima alternativa para ter lucros. Mesmo sendo uma crise, se você não obter lucro, alguém obterá.

 

Como encarar a crise?

Mas como é possível, calculando os riscos, agir quando todo mundo se resguarda e os seus esforços são direcionados na tentativa de apenas se manterem no jogo, ou seja, no mercado? A fórmula é simples: conhecimento aplicado. Em nenhum outro contexto as pesquisas aplicadas na aquisição de dados e informações diferenciadas têm tanta significância como em uma situação de crise. É neste cenário que você percebe nuances sobre o mercado e sobre o seu próprio negócio que em momentos mais equilibrados são ignorados ou obscurecidos.

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Vê-se melhor a concorrência, os fatores que condicionam o mercado, as oportunidades exclusivas de uma fase instável e até mesmo os condicionantes no comportamento do consumidor em um contraste interessante. Para isso, a pesquisa aplicada, realizada por especialistas, proporcionam dados diferenciais e informações pertinentes à geração de novos conhecimentos e técnicas, às mudanças estruturais da corporação e ao planejamento de modo abrangente.

 

O brasileiro ainda precisa aprender a planejar

A pesquisa aplicada fornece informações que dificilmente o gestor conseguiria por outros meios. Trata-se de um investimento com ótimo custo-benefício ideal para o planejamento de qualquer empresa. Planejar sempre foi apontada como uma das dificuldades do empreendedor brasileiro – não é à toa que quase 90% das empresas iniciantes fecham as suas portas em até 2 anos devido à falta de planejamento.

E planejamento refere-se às ações necessárias à empresa apontadas por meio na análise conjectural ou de um determinado nicho ou demanda, para que haja respaldo lógico nas decisões a serem tomadas. E neste sentido, a pesquisa aplicada é imbatível – seja para o ajusta de marca, produto ou serviço, para conhecer a opinião dos clientes, na análise da concorrência ou da audiência, de market share, etc.

Lucrar em meio à crise é possível a partir da aquisição de dados e informações exatas e aplicáveis ao planejamento e da atitude empreendedora e destemida pautadas nestas informações, com riscos calculados. Uma crise, seja de qualquer natureza, exige um esforço maior dos gestores, mas é um universo de possibilidades de crescimento e de novos negócios.

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