Pesquisas Qualitativas
Pesquisas Qualitativas são parte da expertise do Instituto PHD, em especial Grupos de Discussão e Entrevistas em Profundidade.
A Pesquisa Qualitativa é a metodologia usada por excelência na compreensão em profundidade dos sentimentos e das motivações do consumidor e do eleitor. Seu propósito maior é descobrir o que o consumidor tem em mente. Desvendar os seus ‘porquês’.
O estudo qualitativo se mostra interessante porque entrega ao cliente perspectivas e insights significantes do seu público-alvo a respeito de determinado assunto. E permite ao cliente, portanto, tomar decisões mais fundamentadas.
Tipos de Pesquisas Qualitativas
Dentre as metodologias de pesquisas qualitativas, o Instituto PHD recomenda a utilização de Focus Group e Entrevistas em Profundidade (EPs). Para cada necessidade nossos consultores recomendam a abordagem qualitativa mais adequada.
Ambas as metodologias podem ser aplicadas tanto em contextos mercadológicos quanto em situações eleitorais.
Veja a seguir a definição delas das metodologias de pesquisas qualitativas mais eficientes do mercado:
Focus Group (Grupo de Discussão)
Consiste em entrevistas/ discussões realizadas em um grupo com perfil pré-definido, objetivando apresentar conceitos/ produtos, e trazer pontos-chave para o debate entre os envolvidos.
Entrevistas Em Profundidade
Esta metodologia é utilizada quando se deseja entrevistar individualmente cada participante, e não se deseja criar um debate com o público-alvo, mas sim o entendimento de sentimentos e percepções de cada pessoa, para serem confrontadas em relatórios posteriores.
Como funcionam as Pesquisas Qualitativas?
Veja algumas das informações mais exploradas pelo Instituto PHD nas Pesquisas Qualitativas:
- Como meu cliente percebe meu novo produto?
- Motivações e preferências de compra em determinado nicho de mercado?
- Como meu concorrente trabalha?
- Nortear a comunicação da campanha de marketing – mercadológica ou eleitoral?
- Como a população sente o panorama político atual? Como afeta meu posicionamento?
- Preferência dos eleitores: motivações que levam a votar ou não em mim?
- Preciso entender porque minha imagem está negativa…
- Quais podem ser as questões do meu questionário se não tenho mapeamento anterior?
Importante: A metodologia Qualitativa trabalha conjuntamente – e contribui – com a pesquisa Quantitativa.
Sua indicação depende dos objetivos da pesquisa.
Faça sua pesquisa qualitativa conosco
Uma pesquisa não traz somente números e proporções, mas também interpretações e conclusões estatísticas de alta qualidade.
Deseja saber mais sobre
Pesquisas Qualitativas?
Fique por dentro das aplicações e novidades com o Instituto PHD – Empresa de Pesquisas Qualitativas
Você sabe a diferença entre SAC e Pesquisa de Satisfação?
Algumas pessoas acreditam que a Pesquisa de Satisfação e as informações recebidas no Serviço de Atendimento ao Consumidor sejam parecidas, porém existe uma grande diferença,
NPS e CSAT: quais as diferenças e quando devemos utilizá-las?
A capacidade de medir a satisfação e a lealdade dos clientes é fundamental para qualquer negócio que deseja se manter competitivo e relevante no mercado
A Frequência Ideal para Realização de Pesquisas de Satisfação
Em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo, entender e atender às necessidades dos clientes é crucial para o sucesso de qualquer organização. As pesquisas
Solicite Agora seu Orçamento
Conte-nos o que precisa, e dê o primeiro passo para obter sua pesquisa qualitativa!
Localização
Francisco de Barros Filho, 52 A Barão Geraldo, Campinas – São Paulo
Telefone
+55 (19) 3325-8428