Pesquisas Qualitativas

Pesquisas Qualitativas são parte da expertise do Instituto PHD, em especial Grupos de Discussão e Entrevistas em Profundidade.

Pesquisa Qualitativa é a metodologia usada por excelência na compreensão em profundidade dos sentimentos e das motivações do consumidor e do eleitor. Seu propósito maior é descobrir o que o consumidor tem em mente. Desvendar os seus ‘porquês’.

O estudo qualitativo se mostra interessante porque entrega ao cliente perspectivas e insights significantes do seu público-alvo a respeito de determinado assunto. E permite ao cliente, portanto, tomar decisões mais fundamentadas.

Tipos de Pesquisas Qualitativas

Dentre as metodologias de pesquisas qualitativas, o Instituto PHD recomenda a utilização de Focus Group e Entrevistas em Profundidade (EPs). Para cada necessidade nossos consultores recomendam a abordagem qualitativa mais adequada.

Ambas as metodologias podem ser aplicadas tanto em contextos mercadológicos quanto em situações eleitorais.

Veja a seguir a definição delas das metodologias de pesquisas qualitativas mais eficientes do mercado:

Focus Group - Pesquisa Qualitativa

Focus Group (Grupo de Discussão)

Consiste em entrevistas/ discussões realizadas em um grupo com perfil pré-definido, objetivando apresentar conceitos/ produtos, e trazer pontos-chave para o debate entre os envolvidos.

Entrevistas Em Profundidade

Esta metodologia é utilizada quando se deseja entrevistar individualmente cada participante, e não se deseja criar um debate com o público-alvo, mas sim o entendimento de sentimentos e percepções de cada pessoa, para serem confrontadas em relatórios posteriores.

Como funcionam as Pesquisas Qualitativas?

Veja algumas das informações mais exploradas pelo Instituto PHD nas Pesquisas Qualitativas:

  • Como meu cliente percebe meu novo produto?
  • Motivações e preferências de compra em determinado nicho de mercado?
  • Como meu concorrente trabalha?
  • Nortear a comunicação da campanha de marketing – mercadológica ou eleitoral?
  • Como a população sente o panorama político atual? Como afeta meu posicionamento?
  • Preferência dos eleitores: motivações que levam a votar ou não em mim?
  • Preciso entender porque minha imagem está negativa…
  • Quais podem ser as questões do meu questionário se não tenho mapeamento anterior?

 

Importante: A metodologia Qualitativa trabalha conjuntamente – e contribui – com a pesquisa Quantitativa.
Sua indicação depende dos objetivos da pesquisa.

Faça sua pesquisa qualitativa conosco

Uma pesquisa não traz somente números e proporções, mas também interpretações e conclusões estatísticas de alta qualidade.

Deseja saber mais sobre
Pesquisas Qualitativas?

Fique por dentro das aplicações e novidades com o Instituto PHD – Empresa de Pesquisas Qualitativas

Pesquisa de Mercado e Persona

Pesquisa de Mercado e Persona

“A forma como você pensa sobre o

Tendências de Consumo para 2021

Tendências de Consumo para 2021

O fim de ano se aproxima e

Pesquisas Eleitorais – Pós Convenções Partidárias

Pesquisas Eleitorais – Pós Convenções Partidárias

Como todos já sabem, as Eleições 2020

 Solicite Agora seu Orçamento

Conte-nos o que precisa, e dê o primeiro passo para obter sua pesquisa qualitativa!

    Localização

    Francisco de Barros Filho, 52 A
    Barão Geraldo, Campinas – São Paulo

    Telefone

    +55 (19) 3325-8428

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.