Pesquisas Qualitativas

Pesquisas Qualitativas são parte da expertise do Instituto PHD, em especial Grupos de Discussão e Entrevistas em Profundidade.

Pesquisa Qualitativa é a metodologia usada por excelência na compreensão em profundidade dos sentimentos e das motivações do consumidor e do eleitor. Seu propósito maior é descobrir o que o consumidor tem em mente. Desvendar os seus ‘porquês’.

O estudo qualitativo se mostra interessante porque entrega ao cliente perspectivas e insights significantes do seu público-alvo a respeito de determinado assunto. E permite ao cliente, portanto, tomar decisões mais fundamentadas.

Tipos de Pesquisas Qualitativas

Dentre as metodologias de pesquisas qualitativas, o Instituto PHD recomenda a utilização de Focus Group e Entrevistas em Profundidade (EPs). Para cada necessidade nossos consultores recomendam a abordagem qualitativa mais adequada.

Ambas as metodologias podem ser aplicadas tanto em contextos mercadológicos quanto em situações eleitorais.

Veja a seguir a definição delas das metodologias de pesquisas qualitativas mais eficientes do mercado:

Focus Group - Pesquisa Qualitativa

Focus Group (Grupo de Discussão)

Consiste em entrevistas/ discussões realizadas em um grupo com perfil pré-definido, objetivando apresentar conceitos/ produtos, e trazer pontos-chave para o debate entre os envolvidos.

Entrevistas Em Profundidade

Esta metodologia é utilizada quando se deseja entrevistar individualmente cada participante, e não se deseja criar um debate com o público-alvo, mas sim o entendimento de sentimentos e percepções de cada pessoa, para serem confrontadas em relatórios posteriores.

Como funcionam as Pesquisas Qualitativas?

Veja algumas das informações mais exploradas pelo Instituto PHD nas Pesquisas Qualitativas:

  • Como meu cliente percebe meu novo produto?
  • Motivações e preferências de compra em determinado nicho de mercado?
  • Como meu concorrente trabalha?
  • Nortear a comunicação da campanha de marketing – mercadológica ou eleitoral?
  • Como a população sente o panorama político atual? Como afeta meu posicionamento?
  • Preferência dos eleitores: motivações que levam a votar ou não em mim?
  • Preciso entender porque minha imagem está negativa…
  • Quais podem ser as questões do meu questionário se não tenho mapeamento anterior?

 

Importante: A metodologia Qualitativa trabalha conjuntamente – e contribui – com a pesquisa Quantitativa.
Sua indicação depende dos objetivos da pesquisa.

Faça sua pesquisa qualitativa conosco

Uma pesquisa não traz somente números e proporções, mas também interpretações e conclusões estatísticas de alta qualidade.

Deseja saber mais sobre
Pesquisas Qualitativas?

Fique por dentro das aplicações e novidades com o Instituto PHD – Empresa de Pesquisas Qualitativas

Tendências de Consumo para 2021

Tendências de Consumo para 2021

O fim de ano se aproxima e

Pesquisas Eleitorais – Pós Convenções Partidárias

Pesquisas Eleitorais – Pós Convenções Partidárias

Como todos já sabem, as Eleições 2020

Por Dentro das Eleições 2020

Por Dentro das Eleições 2020

Mais de 200 dias se passaram em

 Solicite Agora seu Orçamento

Conte-nos o que precisa, e dê o primeiro passo para obter sua pesquisa qualitativa!

    Localização

    Francisco de Barros Filho, 52 A
    Barão Geraldo, Campinas – São Paulo

    Telefone

    +55 (19) 3325-8428

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *