Pesquisa como estratégia de negócio: Saiba como expandir os limites de sua empresa

2015 reserva grandes desafios para empreendedores de todos os segmentos. Isso porque o país passa por uma crise financeira e grande descredibilidade quanto ao governo atual e ao sistema partidário vigente. A insegurança faz com que o cenário não seja propício para o crescimento do mercado.

Contudo, ao empreendedor que busca expandir os limites de sua empresa, a crise não pode ser tida como um impedimento para o crescimento do seu negócio. Na verdade, o termo empreendedor traz uma inquietude diante dos obstáculos e a perspectiva de que toda crise esconde oportunidade sempre se mostra válida. Ter uma estratégia de negócios assertiva é essencial, e realizar pesquisas de diferentes naturezas – principalmente aquelas que apontem dados significativos sobre o mercado é um diferencial vantajoso em um contexto tão competitivo.

 

De olho na concorrência

As diferentes metodologias de pesquisa podem apontar informações significativas para a sua empresa diante da crise. Conhecer a concorrência, por exemplo, é uma ação estratégica para poder se posicionar de forma diferenciada no mercado. O estudo da concorrência pode ser feito antes de abrir um novo negócio ou esporadicamente, quando a sua empresa já estiver ativa no mercado. Saber como agem os seus concorrentes – quais são os seus produtos, quais os diferenciais do seu atendimento, quais as suas estratégias de promoção, etc. – é essencial para ter perspectiva de como propor um negócio diferenciado.

 

Conhecendo o mercado

O mercado é uma constante – modifica-se constantemente e é preciso compreender a sua dinâmica. As pesquisas de mercado – com diferentes focos – podem mostrar informações relevantes sobre a sua clientela, a possibilidade de atuação em novos nichos e segmentos, evidenciar problemas em suas estratégias e negócio ou sobre os seus produtos e muito mais. No caso do market share, as pesquisas podem contribuir em analisar o posicionamento da empresa e definir a melhor maneira de atingir onde se quer chegar.

No caso das empresas e veículos de comunicação, as pesquisas de mercado pela audiência são fundamentais para analisar o comportamento do público em diferentes mídias, levantamento das características do público-alvo – gênero, idade, região, etc. – e até mesmo na identificação dos valores de serviços publicitários em diferentes veículos e períodos.

Já a pesquisa de mercado Top of Mind, possibilita levantar os dados sobre a opinião pública no intuito de conhecer as marcas que permanecem na memória do público em termos de confiabilidade e serve para aquelas empresas que buscam parâmetros para se destacarem ainda mais no mercado.

Outra opção para alavancar as estratégias de negócio através das pesquisas aplicadas é fazer um levantamento sobre a imagem da marca, produto ou serviço e potencializar a Pesquisa de Marketing. As pesquisas de opinião e pesquisas de satisfação dizem muito sobre como o seu público se relaciona com um produto ou serviço, ou com um segmento de produtos ofertados por sua empresa – com estas informações é possível tomar decisões mais assertivas sobre mudanças e posicionamentos do produto a fim de melhorar a relação com o público.

A pesquisa de Marketing pode envolver diferentes tipos de pesquisa, evidenciando diferentes nuances – informações estas que podem ser aplicadas de forma estratégica em promoções, mudanças na identidade do produto ou da marca e até mesmo na reestruturação geral do planejamento estratégico de marketing da empresa.

 

A melhor opção de pesquisa para a sua estratégia de negócio

O conhecimento sobre o mercado ainda é o principal recurso para enfrentar os períodos de crise. O Instituto PHD possui diferentes soluções de pesquisas aplicadas, capazes de identificar as mais diferentes facetas do mercado. Entre em contato e confira com os nossos consultores o projeto de pesquisa mais adequado às suas demandas.

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Análise de Concorrência, Dicas PHD, Pesquisa de Satisfação, Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Opinião

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