O plano de ação é um momento estratégico para você definir com a sua equipe quais as ações necessárias para realizar transformações em diferentes etapas do negócio – atendimento, mudança da imagem da marca, alterações no produto, novos investimentos e aquisições, opções de inovação e exploração de novos segmentos, etc.
A verdade é que, por mais informativa e completa que uma pesquisa seja, se você não utiliza-la para criar um plano de ação coerente e prático, de nada ela servirá.
Com a pesquisa aplicada ao seu negócio, fica mais prático e seguro estabelecer ações pautadas nos dados imparciais apontados por diferentes abordagens. Veja como ocorre o processo de consultoria e pesquisa do Instituto PHD e saiba como criar um plano de ação a partir da análise das informações alcançadas:
Passo a passo
Há muitos tipos de pesquisas e análises capazes de cartografar diferentes contextos da sua empresa ou do mercado. Ao determinar uma demanda ou objetivo específico, – através de um briefing exclusivo – o Instituto PHD poderá apresentar a melhor solução para as suas necessidades, e através de uma Carta Proposta, o cliente recebe as metodologias e informações gerais sobre a abordagem mais eficiente na sua condição, bem como um orçamento. Todas as etapas de implementação do projeto de pesquisa e aquisição de dados são realizadas pelos especialistas do Instituto PHD, garantindo a total qualidade dos dados. Por fim, o relatório analítico é apresentado e entregue ao cliente, com informações essenciais sobre a sua empresa ou sobre um processo específico.
Com estas informações, criam-se metas – de curto, médio e longos prazos. Em seguida, a empresa pode elencar todas as ações necessárias de forma mais organizada, ágil, com divisão de responsabilidades, períodos e custos empregados. É assim que se formará um plano de ação – afinal, a pesquisa deve ter um propósito e serve para ser aplicada em ações que promovam melhorias para o seu negócio.
Uma pesquisa bem articulada pode mudar todo o panorama do seu negócio!
Mas como criar um plano de ação após o processo de pesquisa?
Há muitos formatos para desenhar e implantar as ações de mudança na sua empresa. Considerando as principais nuances levantadas no processo de pesquisa, o direcionamento geral das ações deve seguir o seguinte mapeamento:
- Identificar não-conformidades
- Estabelecer a ação
- Para cada ação, identificar um responsável (ou responsáveis)
- Criar um cronograma específico de execução das ações
- Estabelecer os recursos necessários e apontar outros envolvidos
- Estabelecer os custos
- Apontar contingências e desafios
- Indicar formas de mensuração dos resultados
Obviamente, cada empresa ou cada pessoa tem o seu modo de estruturar as mudanças e ações necessárias para que ocorram as transformações. Muitas vezes, as políticas da corporação já estabelecem um formato de plano de ação. É importante saber que um plano de ação deve equilibrar a flexibilidade e o compromisso na realização de cada etapa.
Os planos de ação são constantes em marketing, por exemplo, bem como em outros setores corporativos, e as pesquisas aplicadas podem dar o tom necessário e as condições reais de análise de que o seu negócio necessita. Outro ponto a considerar é estabelecer no seu plano de ação meios de retorno dos investimentos – inclusive os empregados no processo de pesquisa.
Qual o melhor tipo de pesquisa aplicada para a minha empresa?
Cada empresa possui as suas demandas e desafios. O Instituto PHD poderá ajudar a sua empresa a definir o tipo de pesquisa mais adequado ao seu contexto – seja na compreensão do seu público-alvo, na percepção de seus produtos e serviços pelo mercado, no nível e modo de satisfação de clientes e outros públicos, etc. Entre em contato e fale com um dos nossos consultores. O Instituto PHD atende a todo o Brasil.
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