Criar e manter uma relação humanizada com os colaboradores é ainda um desafio para muitas empresas, especialmente as multinacionais, considerando a quantidade e diversidade das pessoas envolvidas. Apesar disso, os benefícios dessa iniciativa são comprovados.
Por exemplo, uma pesquisa da Right Management, empresa especialista em talentos, que ouviu 30 mil pessoas de 15 países, sendo 10 mil delas brasileiras, chegou à conclusão de que os profissionais mais motivados ou engajados, que se sentem parte da organização, são 50% mais produtivos. Na prática, isso se reflete no compromisso da equipe com os objetivos do negócio, reduzindo o absenteísmo e o turnover, e aumentando a retenção de talentos.
Invertendo a análise, não se preocupar com a satisfação e o engajamento dos funcionários custa caro, e isso também é comprovado. Colaboradores não engajados custam US$ 7,8 trilhões em perda de produtividade global, conforme aponta o relatório State of the Global Workplace: 2022 Report, da Gallup. O valor corresponde a 11% do PIB global.
Isso mostra a relevância de ações do time de Recursos Humanos (RH) voltadas a promover o diálogo, engajamento, motivação e desenvolvimento dos funcionários. Afinal, profissionais com alto potencial fazem parte do capital humano da empresa e são seu ativo mais valioso. Gestores experientes reconhecem isso, assim como a necessidade de investir no clima organizacional.
Para isso, monitorar de perto as percepções dos colaboradores é fundamental, possibilitando identificar e corrigir problemas a tempo. Mas como colher esse tipo de informação interna e fazer um acompanhamento mais dinâmico, que permita respostas mais rápidas? Utilizando a Pesquisa Pulse (ou Pulso). Saiba mais a seguir.
O que é a Pesquisa Pulse?
O nome “Pesquisa Pulse” remete a uma “verificação de pulso”, ou seja, um diagnóstico rápido. Seu foco é mapear as percepções dos funcionários de modo rápido e recorrente, várias vezes ao ano, sobre temas específicos do dia a dia do trabalho, utilizando um questionário objetivo.
Assim, identificam-se pontos de melhoria e fatores que podem impactar o clima organizacional, de modo que seja possível implantar soluções em curto prazo. Isso permite atuar em situações, antes que elas cresçam a ponto de comprometer os resultados.
Por que ela é diferente da Pesquisa de Clima Organizacional?
Porque ela é objetiva (entre 2 ou 4 perguntas), direcionada a assuntos específicos e ocorre com mais frequência. Outra diferença é que ela pode ser aplicada somente com a parte da equipe relacionada ao assunto que precisa ser estudado. A recomendação, entretanto, é de que, no mínimo, 5 pessoas participem.
As pesquisas de clima organizacional, por outro lado, são bem mais abrangentes e complexas. Elas podem combinar um questionário (com perguntas fechadas e abertas) e entrevistas semiestruturadas, além de observação in loco do ambiente e clima de trabalho, dando uma visão panorâmica da cultura organizacional. Por isso, seu intervalo de aplicação costuma ser maior, a cada 6 meses ou um ano.
Uma similaridade entre elas, porém, é o respeito pela privacidade dos colaboradores. O anonimato deve ser garantido, pois isso deixa as pessoas mais à vontade para participar, evitando qualquer desconforto ou insegurança ao registrar sua opinião.
Apesar das diferenças, o fato é que uma complementa a outra, sendo ambas importantes para o entendimento e melhoria progressiva do nível de satisfação no ambiente de trabalho. Enquanto as tradicionais Pesquisas de Clima Organizacional apresentam o cenário geral sob a ótica do funcionário, as Pesquisas Pulse conseguem ser mais específicas e frequentes em monitorar cenários ou situações que ocorrem durante o ano.
Quais as vantagens da Pesquisa Pulse?
Dentre as suas vantagens, destacam-se a facilidade de aplicação, a agilidade para se obter respostas e tomar medidas imediatas, e a oportunidade de utilizá-la como base em processos de certificação, tais como o do selo GPTW (Great Place to Work).
A Pesquisa Pulse também dá voz à equipe e isso contribui para que ela se sinta valorizada. Como resultado, elevam-se a autoestima dos colaboradores e o engajamento com a liderança da empresa. Além disso, as informações levantadas permitem fundamentar estratégias para melhorar o clima e a cultura organizacional.
Outro ponto importante é a transparência da organização. Quando a empresa divulga os dados da pesquisa e descreve o que será feito sobre uma determinada situação, isso mostra que a opinião da equipe realmente está sendo levada a sério e fortalece a credibilidade da gestão, deixando claro as mudanças que acontecerão.
E quando a equipe desenvolve vínculos profissionais e pessoais com a organização, sente-se mais satisfeita com a empresa onde trabalha. Isso se reflete nos resultados entregues e, até mesmo, no valor de mercado da companhia.
Quando aplicar uma Pesquisa Pulse?
Empresas que desejam proporcionar um ambiente de trabalho saudável e produtivo devem aplicar periodicamente as pesquisas de satisfação de funcionários, tais como a Pesquisa Pulse. Isso é uma necessidade contínua, já que o ambiente de trabalho está em constante mudança. Contudo, a presença de problemas internos é um forte indicativo de que a situação precisa ser apurada com urgência.
Em alguns casos, por exemplo, o departamento de Recursos Humanos (RH) pode observar a insatisfação da equipe com a liderança. Então, é preciso entender sem demora as causas da insatisfação para poder tratá-las com as soluções mais efetivas.
Ainda assim, mesmo quando o clima da empresa está equilibrado, as Pesquisas Pulse são de ajuda para mapear tendências, compreender a percepção da equipe sobre um tema atual ou uma nova política, além de buscar novas ideias para os negócios.
Aproveite o máximo da sua Pesquisa Pulse!
Deixe essas pesquisas aos cuidados de um instituto de pesquisa especializado, como o Instituto PHD. Assim, será possível desenvolver um questionário adequado, adotar a metodologia e os indicadores ideais, bem como analisar as informações levantadas com rigor estatístico e de modo prático para a empresa criar seu plano de ação.
Muito obrigado
Olá Suellen, tudo bem?
Ficamos felizes por ajudar!
Espero que tenha uma boa experiência com pesquisas tipo pulse em sua empresa 🙂