Pesquisa de Diversidade Equidade e Inclusão - DE&I

Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I)

Nos últimos anos, um tema está  cada vez mais em alta nas empresas: Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I). Apesar da conscientização sobre o tema ser  fortalecida por movimentos raciais e sociais recentes, não é de hoje que as pessoas desejam um ambiente de trabalho de pertencimento, onde as diferenças individuais são respeitadas, o acesso às oportunidades é igual para todos e a liderança é diversificada.

As pessoas querem se sentir valorizadas, independentemente de cor da pele, gênero, aparência física, etnia, orientação sexual, estado civil, status socioeconômico, religião, idade, deficiências etc. Quando a cultura da empresa promove políticas e programas de DE&I, a equipe se sente mais engajada e feliz, o que afeta positivamente o clima organizacional, favorecendo a produtividade dos colaboradores, bem como a retenção de uma força de trabalho diversa e diferenciada.

Números recentes sobre DE&I e o que revelam

De acordo com o relatório realizado pela McKinsey, empresas que investem na diversidade têm:

  • 33% mais chances de ter uma melhor performance financeira;

  • 27% mais chances de superar concorrentes em criação de valor em longo prazo.

Ainda, conforme dados da Organização Internacional do Trabalho, empresas que monitoram o impacto da diversidade de gênero na liderança reportam crescimento de 5% a 20% nos lucros. E segundo uma pesquisa realizada pela Accenture, a “Getting to Equal 2019: Creating a Culture That Drives Innovation”, empresas mais diversificadas têm uma cultura de inovação 600% maior.

Esses dados comprovam a relevância desse tema para o futuro das empresas e seu potencial catalisador de inovação. E é devido a isso que, segundo o estudo “DE&I pós 2020: progresso real ou ilusão?”, realizado no Brasil pela Korn Ferry com 250 empresas de diversos setores, 85% delas aceleraram seus esforços de DE&I nos últimos 12 meses, sendo que 46% fizeram isso progressivamente.

Então, se a sua empresa quer evoluir, mantendo-se competitiva e relevante, é imperativo desenvolver uma cultura organizacional diversa, equitativa e inclusiva desde já. Veja a seguir mais vantagens de fazer isso e como avaliar a percepção interna sobre DE&I na sua empresa.

Pesquisa Diversidade Equidade e Inclusão DE&I

Vantagens da DE&I na estratégia e cultura organizacional

Incorporar os valores da DE&I faz parte da cultura organizacional e estratégia das chamadas empresas ESG, ou seja, organizações criadas para ajudar a sociedade, que se esforçam para estar em sintonia com as preocupações dos colaboradores, clientes e da comunidade, valorizando direitos humanos e trabalhistas, assim como programas de inclusão e diversidade. Ao promover essas boas práticas empresariais, geram reconhecimento, visibilidade, rentabilidade e atração de investidores ao negócio.

Veja outras vantagens, além de possibilidades, da implantação da DE&I na prática:

 

Diversidade

Vantagens: uma força de trabalho diversificada coloca à disposição da empresa vários tipos de talentos necessários nas muitas áreas de um negócio. E pessoas diferentes também agregam um importante conhecimento e percepção sobre diversos perfis de clientes e suas necessidades – um conhecimento que pode ser decisivo para criar estratégias e ações mais criativas e inovadoras, possibilitando mais participação no mercado e resultados financeiros.

Como implantar: realize workshops, treinamentos, palestras, grupos de discussão e comitês (de caráter opcional) de conscientização sobre o tema.

Equidade

Vantagens: quando todos na equipe têm acesso a oportunidades iguais, os colaboradores sentem que têm condições de crescer dentro da empresa. Isso ajuda a atrair e reter talentos, reduzindo o turnover e possibilitando melhores resultados financeiros.

Como implantar: promova equidade de pagamento e desenvolva programas de patrocínio, abrindo oportunidades para grupos minoritários, tais como programas de trainee ou de talentos exclusivos.

Inclusão

Vantagens: quando as pessoas, apesar das suas diferenças, sentem-se parte do todo e que podem contribuir com o sucesso da empresa, elas trabalham mais motivadas, felizes e engajadas. Fomentando um ambiente de trabalho colaborativo, potencializa-se a produtividade.

Como implantar: ajuste o processo de recrutamento e seleção para garantir mais diversidade e inclusão nas contratações. Crie também grupos de afinidades ou Grupos de Recursos de Funcionários (ERGs, sigla em inglês) para conectar membros de equipe que compartilham características em comum, criando oportunidades de interação, desenvolvimento (pessoal e profissional) e apoio entre eles, ajudando-os a se envolverem com a comunidade.

 

Como fazer uma pesquisa de Pesquisa DE&I?

Entenda o momento em que a sua empresa se encontra. Pergunte-se: será que sua liderança está capacitada nos temas de DE&I? O que é preciso para adotar um programa de DE&I efetivo? Por meio de pesquisas internas, sua empresa pode estimular o diálogo e descobrir as respostas.

Esse tipo de pesquisa tem como objetivo fazer um diagnóstico da situação atual, avaliando o clima organizacional, além de dados sobre diversidade da equipe, recrutamento e retenção. Por meio das informações levantadas, a empresa pode, por exemplo, planejar ações de contingência para inibir qualquer tipo de preconceito.

O Instituto PHD dispõe de profissionais especializados em DE&I que te auxiliarão no planejamento, aplicação e análise da pesquisa.

Portanto, se as políticas e programas DE&I se tornaram pré-requisito para o seu crescimento nos negócios, chame os especialistas do Instituto PHD para fazer sua pesquisa interna e desenvolver um plano de ação capaz de atender à estratégia de DE&I da sua empresa. E conte conosco também para monitorar os KPIs e resultados deste plano em seguida.

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Clima Organizacional, Equidade e Inclusão (DE&I)

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?