Na semana passada vimos aqui no Blog do Instituto PHD um pouco sobre as aplicações das pesquisas qualitativas. Entre os itens que destacamos estavam a pesquisa de Discussão em Grupo, também chamada de Focus Group. Como falamos bem superficialmente deste tipo de pesquisa, hoje vamos dar mais informações sobre esta categoria de abordagem metodológica que ajuda na obtenção de dados a respeito de produtos e serviços no qual ainda não se tem muita base.

Para que serve a pesquisa Focus Group: Este tipo de pesquisa serve para se verificar quais são as reações das pessoas em relação a determinado assunto ou produto. Antes de fazer uma pesquisa mais específica (com perguntas objetivas), é preciso ter uma noção sobre o assunto pesquisado para realmente se criar um foco no levantamento. Aí que entra este tipo de pesquisa. Na Discussão em Grupo ou Focus Group é que saem informações básicas para pesquisas mais aprofundadas.

Como funciona a pesquisa Focus Group: A pesquisa é feita com um grupo de 8 a 12 pessoas escolhidas de acordo com o produto (em alguns casos, o grupo é heterogêneo e em outros é de acordo com o público-alvo do produto). Elas se reúnem em uma sala com câmeras e começam a debater sobre algum tema proposto pelo moderador. A conversa é livre. Isto é feito justamente para conseguir se retirar todas as informações possíveis em relação aos produtos.

Há algumas variáveis nas pesquisas em Focus Group. Ela pode ser menor, com 4 a 6 pessoas. Aí é chamada de Mini-Focus Group. Os clientes da pesquisa podem de alguma forma observar a discussão. Neste caso é utilizado um vidro espelhado na sala. O moderador pode interromper algumas vezes as discussões. Mas isto não é muito recomendado, pois acabaria interferindo no resultado da pesquisa. Uma discussão destas dura, em média, duas horas.

Veja abaixo um ótimo (e cômico) exemplo de uma pesquisa Focus Group. É um comercial da SNICKERS Peanut Butter Squared, veiculado nos Estados Unidos. Como está em inglês, coloquei abaixo uma tradução livre. Assista o vídeo:

Moderadora: Ok, então qual dos dois é mais gostoso?

Tubarão1: Humm Steve! A Lisa só tinha gosto de pasta de amendoim e chocolate…

Moderadora: A Lisa apenas comeu um pouco de uma pasta de amendoim…

Tubarão1: Mas o Steve tinha gosto de de algo mais… era pasta de amendoim e… SNICKERS!

Moderadora: Você está certo! O Steve tinha acabado de comer o Snickers Peanut Butter Squared!

Tubarão2: Ohhh o Steve estava delicioso!

Tubarão1: Sim! Eu adoraria provar de novo!

Moderadora: Certamente!

Tubarão3: Coma os dois quadradados, por favor!

 

Resultados da pesquisa Focus Group: Na hora da análise das discussões em grupo, se verifica não só as palavras que são ditas no debate. Também se analisa expressões faciais e outros estímulos positivos e negativos. Não se tira resultados definitivos destas pesquisas. As pesquisas em Focus Group servem para justamente se ter noção de como um produto se insere no público. Vamos mostrar um exemplo situacional de uma pesquisa desta categoria.

Mais um exemplo

Diversas donas de casa são convidadas para debater em uma sala sobre as rotinas de trabalho na casa. Pergunta-se o que elas fazem, quais produtos utilizam e se gostam do serviço. Elas falam, falam. Até que certo momento da discussão o moderador começa a apresentar alguns produtos para uso nos afazeres domésticos. Elas começam a listar vantagens e desvantagens de cada. Como tudo é isso é filmado, vai garantir uma boa base de conteúdo delas em relação a todos estes produtos. Uma ótima base para novas pesquisas.

A Pesquisa Focus Group pode ser também utilizada em campanhas eleitorais. Se você tiver interesse nesse tipo de pesquisa, entre em contato com os consultores do Instituto PHD e apresente sua necessidade.