Saiba como funciona o Censo do IBGE

Saiba como funciona o Censo do IBGE

Talvez o maior exemplo de pesquisa quantitativa que temos no Brasil é o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para quem quer saber um pouco mais como funciona o mundo das pesquisas de opinião é essencial conhecer como funciona a metodologia utilizada para mapear diversos dados em relação a população brasileira, como número de habitantes, distribuição etária, regional, entre outros. É justamente como isto que o blog do Instituto PHD vai falar na postagem de hoje.

O Censo do IBGE é uma pesquisa que mede a densidade populacional e o perfil da população brasileira. O último Censo foi realizado no ano passado. Os resultados do Censo de 2010 começaram a ser divulgados neste mês. Já podemos ver que a população brasileira chegou a 190 milhões de pessoas. A periodicidade das pesquisas de recenseamento é de dez anos em média. Desde 1872, foram realizados no Brasil doze Censos. A metodologia de pesquisa passa por diversas etapas.

Se formos simplificar, podemos dividir as etapas do Censo em: planejamento estratégico da pesquisa, censo experimental e treinamento, coleta de informações, apuração e criação do banco de dados. Há muitos outros processos dentro da construção desta modalidade de pesquisa, mas eles podem ser inclusos dentro destes citados. Agora vamos explicar como se dá cada etapa do Censo do IBGE.

Planejamento estratégico da pesquisa: Esta é etapa é fundamental para qualquer tipo de pesquisa qualitativa ou quantitativa. Não há resultados sem um bom planejamento de quais as áreas serão cobertas, quantas pessoas são necessária para fazer a e quais serão as questões levantadas. Nesta etapa, estudam-se os erros de censos anteriores e se chega a conclusão de como serão aplicadas as pesquisas.

Censo experimental e treinamento: Há contratação de muita mão de obra para os Censos do IBGE. Para conseguir realizar um bom trabalho, é preciso dar treinamento para este pessoal. Muitos cursos são dados, tanto para as pessoas que vão trabalhar com a coleta de dados como para quem vai trabalhar com a apuração. Outra atividade que é feita é o censo experimental. Este Censo é aplicado em uma cidade do Brasil e serve para verificação se a metodologia está correta. O de 2010 foi feito em Rio Claro-SP.

Coleta de informações: Talvez a parte mais importante e difícil da pesquisa. A coleta de informações é feita pelos agentes censitários. Eles têm que visitar todas as residências do Brasil. A tentativa dos agentes é falar com pelo menos uma pessoa em cada casa. Existem dois tipos de questionários: um mais simples, que é preenchido por todas as pessoas pesquisadas e um mais extenso, que é feito através de amostragem. Ou seja, nem todos respondem.

Apuração e criação do banco de dados: A parte final do trabalho é feita através da análise das pesquisas do Censo. É necessário muito tempo para apurar e criar o banco de dados. Por isso, os resultados do Censo são sempre publicados um ou dois anos após o levantamento de dados. A informatização dos dados tem dado mais velocidade ao processo.

O Censo é importante para os próprios brasileiros saberem qual é a sua “cara” e para o Governo, que usa os resultados para ter uma base de aplicação de investimentos e recolhimento de impostos. Se quiser ver como é a metodologia completa do Censo baixe um arquivo em Pdf este link.

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

CENSO, Dicas PHD

Compartilhe:

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raphael
Raphael
9 anos atrás

Não tinha a menor ideia da quantidade de trabalho que se tem por trás do Censo do IBGE.

Normalmente, só damos importância a coleta das informações (porque é ali que entramos em contato com a pesquisa) e nos esquecemos de todo o trabalho que existe antes e depois da coleta.

Com as pesquisas quantitativas acontece o mesmo?

trackback

[…] mais conhecidos de levantamentos estatísticos feitos com a população. Apenas as pesquisas do Censo do IBGE podem se comparar as pesquisas eleitorais em termos de importância e nível de inserção na […]

liria
liria
8 anos atrás

quero saber se nesse ano ou agora esta sendo feita as pesquisa do i.b.g.e ou senso. me mandem resposta pelo meu email.é que eu fui procurada agradeço desde já se puderem me ajudar.

8 anos atrás
Reply to  liria

Olá Liria,
O Censo do IBGE é aplicado a cada 10 anos. O último foi realizado recentemente, em 2010.
Para saber se há algum outro tipo de pesquisa de autoria do Instituto, sugiro entrar em contato com eles.

Abraços

Kemly
Kemly
7 anos atrás

Adorei saber mais sobre o trabalho do IBGE penso em trabalhar com isso no futuro mas qual faculdade eu devo cursar (me desculpem estou sem o ponto de interrogacao)

7 anos atrás
Reply to  Kemly

Kemly, para trabalhar como entrevistador não é necessário nenhum curso superior em específico. Basta participar dos treinamentos fornecidos por eles mesmos.

Giovana Viana da Anunciação
Giovana Viana da Anunciação
7 anos atrás

Eu sou burra, alguem me explica esse troço??? Por favor eh pra aula de Geografia!

Franciny
Franciny
6 anos atrás

Queria saber como o censo é feito pois li o texto todo e não achei

doralice
6 anos atrás

eu quero saber o que acontece com as pesquisas que o IBGE realiza nas casas da população

trackback

[…] Pesquisa por população é o tipo de levantamento que obtém informações de todas as pessoas de um grupo. Ou seja, a pesquisa por população é aquela que levanta dados de 100% dos participantes. Este tipo de abordagem tem como grande vantagem a exatidão na hora das respostas. Isto acontece porque a margem de erro é teoricamente zero, visto que todas as pessoas são entrevistadas. A pesquisa por população é indicada para as pesquisas em que é possível conversar com todos os entrevistados. Uma pesquisa muito conhecida, na qual são teoricamente entrevistados todos indivíduos de uma população é o CENSO IBGE. […]

Joana Darc Ferreira de passos
Joana Darc Ferreira de passos
2 anos atrás

Não entendi pra que servi o IBGE alguém pode mim explica por favor

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?