Saiba o que é Pesquisa de Tracking

Já vimos aqui no blog do Instituto PHD que para uma empresa conseguir sucesso é primordial fazer pesquisas de mercado. Isto acontece porque é necessário conhecer o público alvo do seu produto e também saber como anda a sua marca no mercado. Hoje vamos falar de mais uma modalidade de pesquisa que é muito importante para quem trabalha com produtos e serviços e lida com muitas altas e baixas. Vamos explicar o que é Pesquisa de Tracking. Tracking significa monitoramento. É justamente isto que esta modalidade de pesquisa faz. A Pesquisa de Tracking serve justamente para monitorar como a sua empresa ou marca está no mercado. Este acompanhamento é feito de forma contínua. Os levantamentos são feitos mensalmente, semanalmente, diariamente ou em outros períodos fixos. A partir das pesquisas de Tracking são criados gráficos que mostram a evolução da empresa no mercado.

As pesquisas de monitoramento são feitas através de enquetes quantitativas que mostram como está uma marca em relação aos concorrentes. Com a acirrada concorrência do mercado, a pesquisa de monitoramento de marca é essencial para quem deseja saber se as estratégias aplicadas em relação a marketing, qualidade e preço de produtos estão corretas. As grandes empresas sempre utilizam a pesquisa de Tracking para pensar em novas estratégias e avaliar mudanças recentes.

Mais recentemente, as pesquisas de acompanhamento de marca também têm sido aplicadas as redes sociais. Com o crescimento da internet e principalmente da chamada web 2.0, é primordial saber o que as pessoas estão falando sobre você e sua empresa na web. Este acompanhamento mostra o quanto a sua marca é falada e principalmente o que as pessoas pensam a respeito dela. Saber o que as pessoas pensam sobre o seu produto é primordial e a internet é um dos melhores locais para isso.

Pesquisas de Tracking na política

Para grupos políticos, a pesquisa de monitoramento é essencial. Ela é utilizada tanto em períodos eleitorais como fora deles. Na campanha eleitoral, é necessário saber periodicamente se as pessoas estão aprovando as estratégias utilizadas em marketing político. A pesquisa de Tracking eleitoral é decisiva para mudanças de estratégias dentro de um pleito. Fora do período eleitoral, ela é utilizada para ajudar a definir quais são os melhores candidatos disponíveis em um partido.

Além disso, a pesquisa de Tracking na política ajuda os grupos a saberem quais são as maiores falhas da oposição. Tanto na política como no mercado corporativo, as pesquisas de monitoramento também são feitas com concorrentes. Para ser eficaz, esta modalidade de pesquisa necessita ser feita por um Instituto de Pesquisas responsável. A metodologia e análise de dados têm que ser feitas com critério. Além disso, cada caso deve ser analisado separadamente para se criar a metodologia correta.

Se você deseja saber mais sobre pesquisas de Tracking, converse com a equipe do Instituto PHD.

Confira também outros artigos do nosso blog :)

O que é 5W2H?

O que é 5W2H?

Empresas que investem em pesquisas, como as de mercado e satisfação, estão preparando o caminho para o seu crescimento. Todavia, não há sucesso sem mudança

Leia Mais »

Categorias

Dicas PHD, Pesquisas de Mercado, Pesquisas Eleitorais, Pesquisas Quantitativas

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alberto dos Santos
Alberto dos Santos
12 anos atrás

Uma dúvida que eu sempre tive é se uma pesquisa de traking pode substituir, com a mesma eficiência, uma pesquisa qualitativa ou mesmo uma pesquisa quantitativa.

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
12 anos atrás

Olá Alberto!

Pesquisas Quantitativa e Qualitativa são aplicadas normalmente para obter informações pontuais sobre determinado assunto.
Já as pesquisas Tracking, têm a função de analisar informações em âmbito temporal, seja a evolução do MarketShare de uma empresa/produto ou o acompanhamento do número de votos de um político.

Portanto é muito importante a definição de seus objetivos antes de iniciar um estudo.

Quaisquer dúvidas, entre em contato conosco!

Abraços.

Renato de Souza
Renato de Souza
8 anos atrás

Duvidas…

Quanto devo investir para fazer tranking de minha marca no mercado brasileiro? Sao feitos por periodo determinado?

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
8 anos atrás

Olá Renato, como vai?

Na verdade isso será bastante variável, dependendo principalmente do seu público-alvo e das praças que pretende alcançar.

Caso queira conversar melhor a respeito, fique a vontade para entrar em contato conosco!

Grande Abraço!

Patrick Filgueiras da Silva
Patrick Filgueiras da Silva
7 anos atrás

Olá,
Tenho uma amostra 600 pessoas para uma pesquisa que era realizada mensalmente. Se precisar fazer a pesquisa semanalmente, teria que usar mesma amostra ou poderia dividir em 4 partes iguais, divulgar 4 resultados distintos e no fim unir tudo e mostrar um resultado total?
Gostaria de poder sanar essa dúvida. Agradeço a atenção!

Everton
7 anos atrás

Muito interessante! Obrigado por compartilharem!

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
7 anos atrás
Reply to  Everton

Que bom que tenha gostado Everton!

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?