Na última semana comentamos sobre algumas técnicas, conceitos e aplicações das pesquisas de mercado, tanto para empresários experientes, quanto novos empreendedores.
No artigo de hoje, apresentaremos alguns dos cuidados essenciais que devem ser levados em conta no momento do planejamento e execução das pesquisas de mercado.
Escolha do público-alvo
Se existe uma variável fundamental no marketing de qualquer negócio, certamente é a definição do público-alvo. Existem diferentes grupos de clientes, entre homens e mulheres, jovens e idosos, estilos diferentes de se vestir, comer e consumir. Portanto a estratégia que funciona para um nem sempre funciona para outro, e você não quer perder nenhum deles, não é mesmo?
A pesquisa irá fornecer subsídios para saber com qual público você deve dialogar, de que maneira (forma de comunicação mais adequada), através de quais meios (qual a mídia mais eficiente para promover o seu produto, qual tem maior retorno).
O Instituto PHD ajuda você a mapear suas reais necessidades e desenvolve a pesquisa mais adequada, através de metodologias que permitem:
- Conhecer quem são seus clientes e o que é preciso fazer para fidelizá-los
- Identificar clientes em potencial e novos nichos/ segmentos – nem sempre o público-alvo de um negócio é intuitivo!
- Levantar os problemas que estão afetando os seus negócios, comunicar as suas implicações e buscar soluções
Existem perguntas importantes devem ser feitas em todas as pesquisas de mercado (check-list), como por exemplo:
- Filtros Adequados: os filtros correspondem ao público-alvo; selecionamos corretamente as pessoas que podem nos dar as informações que buscamos?
- Vocabulário: estamos utilizando um vocabulário acessível aos participantes – todos conseguem compreender bem?
- Ordem das Questões: a ordem das questões está em sequência lógica e não influencia as próximas perguntas?
- Viés: as perguntas possibilitam escolher livremente as opções de resposta sem interferir na opinião dos entrevistados e nem causar constrangimento na hora de responder (são imparciais)?
No Instituto de Pesquisas PHD esses tipos de cuidados são constantes e todas as equipes são treinadas para atender corretamente as regras de cada metodologia, seguindo rígidos padrões de qualidade e ética. Existe um planejamento sistemático em todos os estágios da pesquisa de forma a fornecer informações precisas que reflitam uma situação verdadeira. As pesquisas são realizadas de forma imparcial (isenta de inclinações pessoais ou políticas de todos os envolvidos – pesquisador/ coordenador/ gerência), sem constatações predeterminadas, e respeitando ao máximo os seus entrevistados.
Fique atento na hora de contratar a sua pesquisa de mercado, detalhes que parecem pequenos podem fazer toda a diferença!
Olá parabéns pela matéria ela esta muito boa, a pesquisa de mercado ela se por um lado aumenta um pouco os custos de marketing, por outro lado ela é fundamental quando uma empresa busca atingir o melhor resultado possível, nas vendas de seus produtos, e especialmente quando o objetivo é fazer uma segmentação de mercado.
Um abraço
Gostaria de ver Fernanda da TV Tem Marilia no JN