Certamente você já foi entrevistado, ou no mínimo conhece alguém que participou de alguma pesquisa de opinião na porta de casa. Esse tipo de entrevista é enquadrado nas pesquisas presenciais, amplamente utilizada pelos institutos de pesquisa em suas metodologias. O principal motivo de serem utilizadas com tamanha frequência, é sua facilidade em estratificar regiões e públicos-alvo de interesse.
Saiba mais sobre pesquisas de satisfação por telefone e internet
Bons exemplos de aplicação de pesquisas face-a-face são as pesquisas eleitorais e algumas pesquisas de opinião. Mas e se o público-alvo não estiver nas ruas. Como abordá-lo? Bem, em geral, há dois principais tipos de pesquisas não-presenciais para trabalhar nesse tipo de situação: telefone e internet (web survey).
Como funcionam as Pesquisas por Telefone
Se você acompanha com frequência o blog do Instituto PHD, já conhece as pesquisas CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing, ou Entrevista Telefônica Assistia por Computador). Com o auxílio do telefone, fica fácil acessar quem, porventura, seja mais difícil de ser encontrado nas ruas.
Exemplos de aplicações são as pesquisas de satisfação business-to-business, as quais têm como potenciais respondentes pessoas que estão em ambientes corporativos. A metodologia é simples: de acordo com as necessidades do cliente, elaboramos um questionário que cumpra totalmente com os objetivos e evite quaisquer tipo de viés, e mobilizamos uma equipe treinada para realização das ligações.
Ponto positivo: fácil acesso ao público-alvo.
Ponto negativo: é necessário ter a lista de contato atualizada dos potenciais respondentes.
Como funcionam as pesquisas por computador/internet – web survey?
Pesquisas por intermédio de computadores são bem práticas, mas demandam cuidados maiores. Como, neste caso, o entrevistado representará um papel ativo – responderá ao questionário sozinho, todas as informações devem estar extremamente claras e as questões devem ser de fácil preenchimento.
Nas pesquisas pela internet, o Instituto PHD trabalha majoritariamente com 3 tipos de abordagem: convite direto por e-mail, implementação do questionário em uma determinada URL (landing page para pesquisa), ou disponibilização do link em uma eventual página do cliente. A implementação é o ponto-chave das pesquisas pela internet. Garantir que o questionário contemple todos os objetivos e seja simples o suficiente para um autopreenchimento são os principais desafios.
Ponto positivo: fácil coleta e grande alcance do público-alvo
Ponto negativo: necessidade de listas com contatos, dificuldade de adesão e implementação.
Cuidados essenciais em pesquisas não-presenciais
Você já sabe como funcionam as pesquisas eleitorais. Na seleção do público-alvo, é necessário um estudo estatístico para garantir que a amostragem probabilística seja devidamente respeitada, e não haja nenhum viés que possa prejudicar os resultados.
Seja por telefone ou por e-mail, uma pesquisa sempre deve respeitar os pré-requisitos científicos da estatística, desde o desenho amostral até as análises. Caso contrário a pesquisa perde sua validade e é enquadrada na categoria de enquete. Entre em contato com o Instituto PHD – Empresa de Pesquisa, apresente suas necessidades de pesquisas por telefone ou internet e entenda qual a melhor metodologia para o seu caso.
Como sao as perguntas no caso de uma pesquisa por telefone
Depende do objetivo da sua pesquisa Jackson.
Boa noite
Quero abrir uma empresa. Posso fazer pesquisa por telefone ou nao?
Sou pesquisadora presencial, trabalho pra varios institutos como freelancer, tenho enterrasse em trabalhar com pesquisas não-presencial. Como faço pra trabalhar com vocês?
faço pesquisa por telefone, preciso de um sistema de gestão que compile e me apresente o resultado. Podem indicar algum?
Oi Melissa!
Este é exatamente o papel do Instituto PHD: nossos estatísticos cuidam do processo de ponta-a-ponta, desde o planejamento até execução e análise, com rigor estatístico para validade da informação.
Se precisar de mais detalhes, não deixe de nos procurar aqui.