pesquisa no segmento educacional

Pesquisa de satisfação com alunos e qualidade educacional

O setor de educação passa por um franco crescimento no Brasil. Com as melhores condições de renda por parte da população das classes C e D e com a expansão do mercado, a oferta e procura por instituições de educação de melhor qualidade aumentou. Há uma comoção em se investir em ensino de alta performance no país.

A segunda fase deste processo é a aquisição de melhores processos e estratégias por parte destas instituições de ensino, e o primeiro passo para que isso ocorra é efetivar a pesquisa de satisfação entre os alunos para garantir a qualidade educacional. Isso não é apenas uma ação a favor da lucratividade da empresa do setor de educação, mas uma forma de garantir que este aluno/cliente tenha uma boa experiência com os serviços e produtos adquiridos e que alcance os conhecimentos necessários para a sua profissão e para a vida como um todo.

Este tipo de pesquisa tem o objetivo de mensurar e compreender o nível de satisfação com o corpo docente ou o feedback de estudantes sobre uma nova oferta de curso, por exemplo, perspectiva do aluno sobre o espaço e recursos oferecidos, materiais e conteúdo, metodologias, etc. Um questionário pode revelar as informações que irão melhorar os programas, os processos e a instituição como um todo. Todos os elementos envolvidos no processo verão vantagens com a pesquisa de satisfação: pais, alunos, professores, tutores e administradores, etc.

Entenda melhor o seu cliente com uma pesquisa bem feita!

Foco no objetivo da pesquisa

Um dos recursos mais práticos para a pesquisa de satisfação quando se há uma diversidade de perfis do público, como é o caso das instituições educacionais, é o questionário aplicado, que pode ser on-line ou impresso, dependendo da opção da empresa. Cada questionário deve ter um objetivo bem definido, por exemplo, saber qual a opinião do aluno sobre o material didático utilizado. Pode-se ainda aplicar uma pesquisa de satisfação para saber a perspectiva do aluno em questões mais específicas, como as metodologias usadas em determinadas disciplinas. Há várias maneiras de professores, corpo docente e administradores usarem as pesquisas para entender como o sistema educacional está atendendo aos padrões – e todos estes recursos devem ter foco em um objetivo.

Pesquisa de satisfação de alunos

Pesquisa de satisfação na escola: onde aplicar?

Veja algumas situações em que a pesquisa de satisfação pode ser de grande utilidade na evolução dos processos de qualidade das instituições educacionais e no próprio desenvolvimento do público:

 

  • Mensuração de resultados: faz com que os estudantes, docentes e administradores reflitam o processo estabelecido, o aprendizado e o desempenho dos alunos. Estas informações podem ajudar a melhorar seus programas e cuidar das deficiências existentes.

 

  • Pesquisa em escolas públicas: o setor público também pode se beneficiar com a pesquisa de satisfação, que evidencia aspectos próprios deste serviço. Pode ser aplicada entre pais, professores e alunos e focar em diferentes tipos de demandas, desde a segurança e as comunicações até o desempenho da diretoria escolar. No mais, os aspectos da pesquisa seguem o mesmo formato das escolas privadas.

 

  • Pesquisa de pais de pré-escolares: neste caso, pode-se compreender a perspectiva dos alunos com o auxílio dos pais. Os pais veem as necessidades de seus filhos sendo contempladas? As crianças se sentem bem-vindos? O corpo docente e os funcionários da pré-escola de seus filhos são adequados?

 

  • Pesquisa de clima escolar: A escola contribui para a motivação do seu filho? A escola valoriza a diversidade? Os professores respeitam o seu filho? Há um ambiente de aprendizagem saudável e cooperativo? Há desafios interessantes ao desenvolvimento do aluno?

 

  • Avaliar a relação família/escola: A administração da escola pode utilizar os questionários para compreender os aspectos da relação família/escola no que se refere ao desempenho dos estudantes.

 

  • Questionários de professor: Docentes são outro público importante de ser avaliado. é possível mensurar e compreender, através da pesquisa de satisfação, a maneira como os funcionários e os professores veem o local de trabalho e o processo de ensino-aprendizagem.

 

  • Pesquisa de satisfação entre universitários: este perfil de aluno deve ser constantemente mensurado. Aqui, é preciso compreender os componentes essenciais para a satisfação do aluno, que possui um perfil bem amplo. Qual é a eficácia do ensino dentro da sua área/fora da sua área nesta universidade? Como avalia os recursos disponíveis para o seu desenvolvimento – bibliotecas, computadores, cursos de extensão, etc.? – estas são algumas perguntas exemplos.

 

Instituto PHD tem a solução em pesquisa aplicada na medida para a sua empresa 

O Instituto PHD possui grande experiência no mercado, ofertando soluções diversas em pesquisa aplicada, como é o caso da pesquisa de satisfação. Oferecemos projetos personalizados para empresas de todos os gêneros, inclusive instituições educacionais. Entre em contato e confira as nossas vantagens exclusivas!

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Dicas PHD, Pesquisa de Satisfação, Pesquisas de Opinião

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
irineu zalotti
irineu zalotti
4 anos atrás

Somos uma Escola que atua da Educação Infantil ao Ensino Médio .
Estamos querendo fazer uma pesquisa junto aos ex alunos de 2019 ,porquê não renovaram matrícula para 2020 , qual foi o motivo ?
Universo de alunos que não renovaram, 240

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
4 anos atrás
Reply to  irineu zalotti

Olá Irineu, como vai?
Perfeito, certamente podemos auxiliar com esta pesquisa.
Para que possamos conversar melhor, por gentileza entre em contato com nossa equipe comercial, clicando aqui.

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?