Pesquisas de Satisfação de Alunos e Instituições de Ensino

Pesquisas de Satisfação de Alunos e Instituições de Ensino

 

As metodologias de pesquisas do Instituto PHD – focadas no estudo da satisfação de alunos e instituições de ensino, foram desenvolvidas com o intuito de entregar informações para criação de planos de ação em gestão de melhoria da qualidade de ensino, e marketing. Conheça melhor nossa metodologia através de 3 grandes pilares (clique na seta para expandir):

 

Público-Alvo: quem deve contratar?

Faculdades, Universidades, Colégios

A metodologia desenvolvida pelo Instituto PHD abrange todos os tipos de instituição de ensino. Nosso foco é a opinião do aluno.

Cursos Presenciais e Ensino à Distância (EAD)

As pesquisas de satisfação de alunos podem ser aplicadas tanto em alunos matriculados em cursos presenciais, quanto à distância. Haverá apenas diferenciação na metodologia de abordagem que utilizaremos.

Caso sua instituição ofereça cursos para ambos os tipos de ensino, consulte-nos para conhecer nossos pacotes especiais!

Escopo/ Abrangência da Pesquisa

Amostragem e Estratificações (quebras)

Assim como a maioria dos estudos que realizamos, as pesquisas de satisfação de alunos podem avaliar tanto aspectos individuais quanto globais.

Dessa forma, você poderá “abaixar a lupa“ e desenvolver planos de ação individuais, ou trabalhar globalmente. A diferença entre um e outro passa pela metodologia e tamanho amostral: cada estrato deve ter uma quantidade de entrevistas suficiente para que tenhamos significância estatística.

Você poderá receber resultados separados por inúmeros estratos, veja alguns exemplos:

  • Cursos: Alunos de Administração, Direito, Pedagogia, etc. estão igualmente satisfeitos?
  • Períodos: manhã, tarde e noite têm a mesma opinião sobre a qualidade do ensino?
  • Áreas do conhecimento: todos os matriculados em Humanas, Exatas e Biológicas tiveram suas expectativas alcançadas, ou apenas os de Humanas?
  • Tipos de Cursos: Qual a expectativa de salário de alunos de Graduação, Pós-Graduação e Tecnólogos?

Resultados/ Aplicações: quais informações serão fornecidas?

 

Quais informações receberei na Pesquisa de Satisfação de Alunos?

 A expertise dos consultores do Instituto PHD focará o estudo em dois principais objetivos:

 

Gestão de melhoria constante da qualidade da instituição de ensino

Avaliação da estrutura física da instituição, e frequência de utilização;

Satisfação com a qualidade dos docentes e ensino;

Satisfação em relação às metodologias e materiais de ensino;

Satisfação/ participação em atividades extracurriculares;

Diferenciais e melhorias da grade curricular.

 

Marketing interno e externo

Estudo do perfil socioeconômico dos alunos;

Principais motivos por escolher a instituição/ curso;

Índice de indicação – Net Promoter Score (NPS);  

Meios de comunicação que o levaram à instituição;

Expectativas antes e depois de ingressar na instituição/ curso.

 

Logo SEMESP

Caso sua instituição seja associada ao Sindicato das Entidades Mantendeoras de Estabelecimentos de Ensino Superior –  SEMESP, entre em contato conosco, informe seu código INEP/CNPJ, e tenha acesso à pacotes e descontos especiais!

 

 

Se interessa pelo assunto? Veja algumas matérias que publicamos sobre o tema em nosso blog:

 

Prof. Dr. Valdemir Pires
Prof. Dr. Valdemir Pires Coordenador do Curso de Administração Pública - UNESP

A pesquisa realizada pelo Instituto PHD para traçar o perfil e sondar as expectativas dos alunos do Curso de Administração Pública no final de 2010 foi conduzida com zelo e responsabilidade incomuns. Tanto a concepção do questionário quanto sua aplicação e a confecção do relatório final foram levadas a efeito em estreito diálogo com a Coordenação do Curso, facilitando a utilização dos resultados para a gestão acadêmica. 

Rodrigo Capelato
Rodrigo Capelato Diretor do SEMESP

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam at congue est, quis dictum nunc. Vestibulum quam ipsum, rutrum sit amet condimentum ut, aliquet eu nunc. Cras bibendum dignissim dui in aliquam. Integer eu aliquam eros, nec pretium leo. Integer eu auctor risus, vitae tempor nisi. Aenean rutrum mauris vitae fringilla egestas. Nulla mattis ut ligula ut convallis.