como criar um questionário

Como criar um questionário de pesquisa?

Muitas vezes, uma empresa possui necessidades de fazer um questionário de pesquisa simples, sem ter que contratar para isso uma empresa especializada para desenvolver este processo. Em outros casos, a empresa pode contratar uma consultoria especializada e, para otimizar o serviço, pode participar no processo de elaboração do questionário de pesquisa. Mas o que deve compor este questionário?

 

Antes da pesquisa

Os critérios para as questões são bastante relativos. O que determina a composição das questões é na verdade o objetivo deste levantamento:

  • O que se quer descobrir com estas questões?
  • Quem será o público-alvo? Quais as suas características prévias?
  • A pesquisa possui aspectos quantitativos, qualitativos ou ambos?
  • A quem se destina?
  • Quais as limitações do questionário e quais as suas abrangências?
  • Que resultados se espera?
  • Como serão tabulados dos resultados e como serão mensurados estes dados?
  • O que será feito com estas informações?

É preciso compreender o que o cliente precisa minimamente entender estes tópicos, para que entre em contato com o Instituto PHD e obtenha uma consultoria completa, desde a elaboração do questionário até aplicação e análise dos resultados. Datas e prazos devem ser estabelecidos neste momento, bem como os comprometimentos éticos.

 

Durante a pesquisa e produção do questionário

A partir do momento em que se sabe quais os propósitos da pesquisa, os elementos e como ela deve ocorrer, é importante estabelecer uma estratégia para a produção do questionário. É necessário que haja uma sequência lógica entre os questionamentos. Os dados observados além do questionário no momento da aplicação (on-time) e as inferências causais também são muito importantes e podem ser relatadas.

É importante considerar que o questionário perfeito não tem o objetivo de testar as habilidades do entrevistado, mas sim mede a sua opinião, sentimentos, aspectos econômicos – físicos – sociais – etc., os seus interesses, as suas crenças e atitudes, etc. De forma alguma deve-se questionar as suas escolhas e gostos.

Pode-se estabelecer a produção do questionário de pesquisa da seguinte forma:

  • Objetivos
  • Definição da população – amostra
  • Definição do tema, item ou conceito
  • Determinação da abordagem ou maneira de conduzir a pesquisa
  • Edição e codificação
  • Processamento de dados
  • Análise de dados
  • Apresentação dos resultados

A pesquisa por questionário é importante, pois dá a oportunidade ao consultado de responder sobre si mesmo e revela-se em toda a sua inteireza, mostrando muitas vezes aspectos inicialmente não concebidos no processo de pesquisa.

Para saber mais sobre as soluções de pesquisa aplicada ofertadas pelo Instituto PHD e sobre o processo de pesquisa, acesse o site neste link ou entre em contato. Teremos grande satisfação em atendê-lo!

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Dicas PHD, Pesquisas Qualitativas, Pesquisas Quantitativas

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Ribamar de Oliveira
José Ribamar de Oliveira
5 anos atrás

É possível conhecer modelos de questionários elaborados pelo Instituto, para uma possível pesquisa eleitoral?

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
5 anos atrás

Olá José!

Nossos questionários são elaborados de forma personalizada para cada tipo de pesquisa ou objetivo que se queira alcançar.
Convido-o a entrar em contato conosco por aqui, para que possamos te ligar e conversar melhor a respeito de suas necessidades:)

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?