Faltando exatamente um ano para as eleições municipais de 2012, muitos grupos políticos já estão se mobilizando para o pleito do ano que vem. Nesta época, as alianças começam a ser formadas e os candidatos definidos. A partir deste momento é que os partidos políticos começam a verificar qual é o potencial dos candidatos neste período em que as eleições ainda nem começaram. Mas você sabe como se mede a popularidade em um período tão anterior aos das eleições?

Como você verificou em alguns artigos do blog do Instituto PHD, as pesquisas servem como ferramentas para descobrir qual é o melhor perfil de candidato para certa cidade, estado ou país. Na postagem de hoje vamos mostrar quais são os principais tipos de pesquisa que ajudam a dar um panorama de como é um cenário eleitoral e a saber qual é o potencial de um pré-candidato antes das eleições.

Tipos de pesquisas do período pré-eleitoral

Como escolher um candidato politico - Pesquisa Eleitoral Pesquisas de perfil ideal de candidato: Este tipo de pesquisa eleitoral apura quais são os aspectos que os eleitores procuram nos líderes políticos. Em se tratando de um país tão heterogêneo como o Brasil, as necessidades da população em relação aos políticos variam de cidade para cidade. Neste tipo de pesquisa, várias qualidades (ou aspectos) são citadas para a população escolher quais são os mais importantes na hora da escolha do voto.

A partir destes dados os grupos políticos podem saber em quais os candidatos se encaixam. Por exemplo: digamos que em certa cidade os eleitores acreditam que um bom político deve ser experiente, mulher, honesta e ter pulso firme. Estes indícios ajudam a definir se o grupo político escolheu o perfil certo para se candidatar a um cargo. Com base nestes dados, o grupo pode ter confiança de lançar um candidato que siga este perfil.

Pesquisas de intenção de voto e avaliação de governos: estes dois tipos de pesquisas eleitorais acabam abordando dois aspectos importantes na hora de verificar a popularidade de um candidato. A de avaliação de governo ajuda a definir quais são as chances de candidatos que buscam a reeleição. Ao mesmo tempo ajuda a verificar quais são as chances dos candidatos que estão na oposição em um pleito. Dependendo de como um governo é avaliado, dá para se verificar estes aspectos.

Se a pesquisa de avaliação de governo consegue dar um panorama do cenário relacionado a políticos que já estão no poder, a de intenção de votos consegue também contemplar candidatos que estão se lançando na política. Através destas pesquisas é possível montar o cenário político de um local. Com base neste cenário, dá para investir nas regiões e perfis mais importantes. Ou seja, o conhecimento obtido nas pesquisas podem se transformar em votos na hora do pleito eleitoral.

Se você deseja conhecer mais sobre as pesquisas que ajudam a dar um panorama político de um local, entre em contato com o Instituto PHD.

A Corrida Eleitoral já Começou!

Fale diretamente com um dos nossos consultores especializados em Pesquisas Eleitorais, e dê o primeiro passo para ser eleito em 2020!

Basta nos informar o município que deseja realizar a pesquisa para receber uma proposta sem compromisso.

Quero um Orçamento de Pesquisa Eleitoral