Como todos já sabem, as Eleições 2020 tiveram algumas alterações importantes nas datas. Se você segue o Instagram oficial do Instituto PHD, recebeu um resumo informativo sobre estas questões. Recentemente, também, divulgamos por aqui as principais datas que você deve se atentar. Em suma, para o período em que estamos, temos as seguintes atualizações: 

 

Gostaria, porém, de trazer a atenção mais especificamente para o período em que estamos hoje: CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS.

Período Pré e Pós Convenções. Qual a diferença?

 

Período pré e pós convenções partidárias são dois mundos completamente distintos, quando pensamos estrategicamente sua campanha:

  

1 – ANTES das convenções partidárias (ocorrem de 31 de Agosto até 16 de Setembro de 2020), o foco dos consultores do Instituto PHD sempre foi na determinação dos candidatos mais competitivos, aqueles que, sem campanha ativa, têm mais chances de obter sucesso nas urnas. É muito importante que os partidos tenham um ponto de partida competitivo, para que a campanha seja otimizada em termos de trabalho e recursos financeiros.

É trabalho do Instituto PHD, também, auxiliar na escolha dos melhores vices e apoiadores. Nosso desafio aqui é de determinar quais são as chapas que “fazem sentido” efetivamente, fugindo sempre de composições forçadas, e que tendem a agregar rejeição à todos. 

Dentre diversos pontos estratégicos, iniciamos uma medição de tendência da corrida eleitoral e, mais importante ainda, como estão dispostos os campos políticos extremamente importantes: situação versus oposição. Note que, aqui, não estamos muito preocupados com a intenção de votos, sempre muito volátil. Nossa preocupação é, acima de tudo, em potenciais máximos de votos.

 

2 – APÓS as convenções partidárias (finalizadas em 16 de Setembro de 2020), contrário ao que pensamos no período pré-convenções, precisamos sim começar a analisar mais profundamente a intenção de votos. Com a proximidade das campanhas, a tendência é de que as coisas comecem a se definir com uma velocidade grande.

É de extrema importância que você saiba o que está acontecendo com sua campanha. Você precisa de números confiáveis para direcionar estrategicamente suas ações. Sua primeira pesquisa deve ocorrer imediatamente no fim das convenções, para marcarem o início efetivo de sua campanha.

Neste período, começaremos medir o que chamamos de “voto consolidado”, ou seja, qual o percentual efetivo de eleitores que realmente vão votar no candidato, independentemente do que aconteça. Igualmente importante, é o levantamento do que chamamos de “voto flutuante”, aquele que ainda pode ser mudado com mais facilidade. 

  • Será que sua chapa está funcionando?
  • Será que temos oportunidades especiais em uma região?
  • Oportunidade em um perfil de idade?
  • Oportunidade um perfil de renda?
  • QUAIS SÃO OS VERDADEIROS TEMAS DE CAMPANHA QUE PRECISO USAR? 

De modo bastante simples e direto, este é o período em que não temos tempo para errar, e começaremos a colher os frutos de uma pré-campanha bem consolidada. 

Bônus: como serão as eleições em tempos de COVID-19?

 

Como você já sabe, e comentamos aqui no Blog do Instituto PHD, O TSE suspendeu a biometria nas eleições de 2020, considerando a recomendação apresentada por infectologistas que prestam consultoria sanitária para as eleições municipais. Decidiu-se que a leitura das digitais será excluída desta vez para evitar filas e aglomerações, tendo em vista o risco de contágio por covid-19.

O que não sabemos, porém, é como os eleitores se sentem em relação à isso: será que estão confortáveis em sair de casa para votar? Será que os ditos “perfis de risco” se sentem seguros em se dirigir à zona eleitoral para efetuar seu voto?

Estamos diante de uma situação totalmente nova, sem precedentes, e o Instituto PHD está a postos para medir o impacto desta variável, buscando entender – além da intenção de votos – qual o real impacto do COVID-19 no momento final das eleições, que é a confirmação do voto.

Como fazer Pesquisa Eleitoral em tempos de quarentena?

Com metodologias especialmente desenvolvidas para este momento, você pode contar com o Instituto PHD, que se compromete em continuar auxiliando com qualidade estatística sua tomada de decisões, para que seus planos das Eleições 2020 continuem e, de forma mais segura possível!