Quem acompanha o blog do Instituto PHD já sabe que as pesquisas de mercado são de suma importância para quem deseja investir nos negócios. É muito importante saber quais são os locais que mais vão render lucros ao seu novo empreendimento. Afinal, não adianta o empresário investir em mão de obra, matéria-prima e infraestrutura de qualidade se não houver ninguém para consumir os produtos na área em que o comércio será montado.

Como descobrir o perfil do meu público-alvoQuando se trata de franquias, as atenções redobram em relação ao melhor local para se abrir um negócio. Normalmente, as franquias são um tipo de negócio que apresenta grande segmentação de público. Ou seja, são (em via de regra) comércios que atendem a um perfil socioeconômico restrito. Por isso, há uma categoria especial de pesquisa de mercado voltado para franquias: trata-se da pesquisa socioeconômica para franquias que nada mais é que uma pesquisa especial para estudar profundamente o perfil do público-alvo de um empreendimento.

A pesquisa socioeconômica para franquias é um tipo de pesquisa que analisa diversos aspectos em uma cidade, bairro ou local específico para atestar se o ponto em questão tem capacidade para suportar uma franquia. Em outras palavras, este tipo de pesquisa de mercado faz uma análise em uma região e verifica se o empresário vai ter lucro ou prejuízo na hora de investir dinheiro para abrir uma franquia.

Os dados para as pesquisas socioeconômicas de uma região são apurados através de entrevistas com pessoas escolhidas por amostragem (ou seja, é uma parte da população que é definida através de critérios que as façam representar um todo), análise de dados estatísticos a respeito da região (como os perfis de moradores abordados no Censo) e análise da estrutura comercial que se tem no local. Através desta tríade, é possível verificar se um local é eficaz para receber uma franquia.

Como funciona?

Vamos citar um dos exemplos mais clássicos: uma franquia de redes de fast-food com desejo de abrir um negócio em uma pequena cidade. Ao encomendar a pesquisa socioeconômica para franquias, o empresário desta rede vai ficar sabendo se o perfil da população se encaixa com o perfil dos consumidores deste tipo de rede. Também vai ficar sabendo o quanto de concorrência tem no local e o quanto de comércios que colaborem com a franquia há no local (como escolas que sempre garantem pessoas que comam lanches rápidos), além de descobrir o melhor local da cidade para instalar seu empreendimento.

Em suma, se você quer ter sucesso em uma franquia é muito importante fazer uma pesquisa sobre o local em que vai abrir um novo negócio. Trata-se de um investimento que em pouco tempo será recuperado devido à garantia de sucesso que você vai ter ao abrir uma franquia em um local com o perfil mais alinhado aos seus negócios. Se você quiser saber mais sobre as pesquisas socioeconômicas para franquias, converse com os consultores do Instituto PHD. Eles vão tirar todas as suas dúvidas.