Instituto de Pesquisas Eleitorais PHD

Quando se pensa em pesquisas eleitorais, a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas são os resultados das pesquisas para presidente e governador, ou seja, quais serão os futuros governantes de seus estados e seu país. Mas como funcionam as pesquisas eleitorais para os cargos de prefeito e vereador? Se você ainda não sabe como são feitas as pesquisas eleitorais para prefeito e as pesquisas eleitorais para vereador, não se preocupe. O blog do Instituto PHD vai explicar tudo agora.

Veja como funcionam as pesquisas eleitorais para presidente.

Pesquisas eleitorais para prefeito

Uma pesquisa de intenção de voto para prefeito de uma cidade é bem mais simples de fazer do que uma para presidente. O motivo principal é geográfico: é muito mais fácil conseguir ter um panorama das eleições em uma cidade do que no país inteiro. Enquanto na pesquisa para presidente a população é mapeada por estados e capitais, nas pesquisas para prefeito o mapeamento é feito nos bairros da cidade.

[fruitful_btn icon=”fa-pie-chart” color=”success” size=”large” link = “https://www.institutophd.com.br/produtos-pesquisa-estatistica/tipos-de-pesquisas-estatisticas/pesquisa-eleitoral/”]Quero encomendar uma Pesquisa Eleitoral para Prefeito[/fruitful_btn]

Pesquisa eleitoral para prefeito Além dos fatores geográficos também são levados em conta outros fatores para a construção da amostragem. Nas pesquisas municipais estes outros fatores são definidos pelas peculiaridades do local. Por exemplo: uma cidade com população rural pode modificar a abordagem da pesquisa usando como um dos critérios se a pessoa trabalha no campo ou no centro urbano. Uma cidade com grande fluxo migratório pode levar em conta o tempo em que o entrevistado está na cidade. As pesquisas para prefeito podem conter questões espontâneas ou estimuladas. No primeiro caso, o nome dos candidatos não é passado aos pesquisados. Já no segundo é passada uma lista com o nome dos postulantes ao cargo no executivo. Em cidades que podem ter segundo turno (com mais de 200 mil eleitores), também é feita uma pesquisa de simulação de segundo turno. Outra opção são as questões de rejeição, que aliadas ao perfil e imagem dos candidatos, servem para medir o potencial de cada um deles e até mesmo montar as melhores chapas.

Não perca tempo: encomende já sua pesquisa eleitoral para prefeito e saia na frente!

Pesquisas eleitorais para vereador

As pesquisas eleitorais para vereador são bem menos conhecidas do que as para prefeito. Normalmente são encomendadas pelos próprios candidatos e partidos políticos. A abordagem do eleitorado nas eleições para vereador é um pouco mais delicada, visto que os eleitores não costumam se lembrar em quem vota no legislativo ou só tomam a decisão final em quem votar momentos antes da votação. Usa-se quase sempre questões espontâneas. O Instituto PHD possui metodologias específicas para tratar dos vereadores mais atuantes.

Na pesquisa há a opinião do voto para os candidatos e para a legenda, fator decisivo na hora da decisão da eleição uma vez que uma legenda mais forte (com mais votos), elege mais vereadores.

Tanto as pesquisas para vereador como para prefeito em municípios médios e pequenos podem ser decisivas para a decisão de uma eleição. Tendo um mapeamento da região que mais oferece potencial de votos (com eleitores simpáticos ao grupo eleitoral ou indecisos), o candidato pode direcionar a campanha política. Ou, descobrindo quais são os principais problemas dos bairros menos populares às suas ideias, pode ser algo extremamente valioso para novas ações.

Se você quiser saber mais informações sobre como funcionam as pesquisas para prefeito e para vereador entre em contato com o Instituto PHD.