5 coisas que você precisa saber sobre a concorrência

Uma rotina comum entre as empresas de sucesso é estabelecer quem são os seus concorrentes e como atuam no mercado. A concorrência talvez não seja mais o principal parâmetro de tomada de decisão entre as empresas brasileiras, mas está entre os principais.

Para aprender mais sobre a concorrência, o Estudo da Concorrência e a Pesquisa de Mercado continuam sendo soluções de pesquisa e levantamento de dados mais eficazes, pois apontam facetas muitas vezes não percebidas entre as empresas que competem por espaço em um segmento. Além disso, estes tipos de pesquisa mostram muito sobre o posicionamento de sua própria empresa e sobre as necessidades do cliente.

Conheça a seguir 5 coisas que você precisa saber sobre a concorrência e melhore ainda mais a sua posição no mercado:

 

1) O seu concorrente pode ser um exemplo

A concorrência é sempre um exemplo nas melhores e piores situações. Não é estratégico ignorar as empresas do mesmo segmento que a sua que possuem falhas visíveis, mesmo que a empresa não seja uma ameaça direta. Isso porque o mercado oscila e as posições se invertem. Aprender com o erro dos outros é sempre um aprendizado válido. O mesmo vale dizer sobre o sucesso: admire as ações bem sucedidas de outras empresas e reconheça que é preciso ajustar a sua estratégia para superar os seus êxitos.

 

2) Seu concorrente poderá ser um cliente

Os segmentos estão cada vez mais complexos e há bastante diversidade mesmo entre negócios do mesmo gênero. No setor de TI – Tecnologias da Informação, por exemplo, há empresas pares em negócios que adquirem produtos e serviços de suas concorrentes. Isso acontece em quase todos os gêneros de negócios. Sempre há um produto ou serviço que a sua empresa realiza que supre as necessidades inclusive daqueles que concorrem com você por uma fatia do mercado.

 

3) Preço nem sempre é o mais importante

Concorrência deslealA pesquisa de preço, mercado e estudo da concorrência dão uma dimensão profunda sobre quais os adversários e clientes com que a sua empresa está interagindo. É um modo estratégico de conhecer o contexto em que ela está inserida. Contudo, um erro bem comum das empresas brasileiras é ter o preço como principal indicador para a tomada de decisão. O preço nem sempre é o mais importante e competir diretamente com os concorrentes pode ser prejudicial para o seu negócio. Não faça guerras de preço com os seus concorrentes de forma imediata. Aposte nos seus recursos para apresentar soluções e produtos diferenciados, com qualidade inquestionável, e na satisfação dos clientes e parceiros em longo prazo.

4) Aposte na qualidade e seja original

Um erro comum entre as empresas, principalmente entre as iniciantes, é fazer o mesmo que as tendências de mercado apontam sem o mínimo de criticidade. As tendências são importantes, mas tem sucesso quem consegue oferecer algo original e que supere às expectativas dos clientes. Ou seja, saber o que o seu concorrente anda fazendo é crucial, mas isso não significa que você deva fazer o mesmo.

Conheça bem os seus concorrentes, tenha em mente sempre os cases de sucesso e os concorrentes mais habilidosos, e saiba em que estão investindo, mas tenha clareza de qual é o seu negócio e qual a expectativa da sua empresa. O concorrente nem sempre está no seu melhor momento e segui-lo pode ser desastroso. A qualidade de seus produtos, por exemplo, deve ser um parâmetro maior do que o produto de seus concorrentes.

 

5) Por que pesquisar a concorrência?

O Instituto PHD possui soluções de pesquisa e mapeamento de suas reais necessidades, de forma customizada e dedicada, para que consiga investir melhor na qualidade dos seus produtos frente às exigências do mercado, de forma inovadora e única.

A fidelização de clientes requer esforços de pesquisa e metodologias exclusivas que garantam melhor visibilidade de seus produtos e marcas. Pesquisar a concorrência pode apontar novos nichos e segmentos ainda pouco explorados, novos públicos ainda não identificados pelos concorrentes e novas abordagens de processos produtivos. A pesquisa de mercado e estudo da concorrência levanta ainda problemas que podem estar afetando o seu negócio e soluções inteligentes que apoiem a tomada de decisão.

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