Chegou a hora de investir em pesquisa, mas você não sabe qual é a melhor forma de aplicá-la? Ao decidir entre os métodos de coleta on-line, por telefone ou presencial é importante considerar qual é o objetivo da pesquisa, as características do público-alvo, a existência de uma lista de contatos e a verba disponível.
Por exemplo, enquanto algumas listas de contatos ou cadastros têm apenas telefones, outras têm apenas e-mails. O público a ser entrevistado também tem suas particularidades, tendo de ser contatado presencialmente em alguns casos. E os custos variam de um método para outro.
Pensando nisso, o Instituto PHD preparou um útil comparativo. Esperamos que ele seja de ajuda na hora de avaliar o método de coleta ideal para a sua pesquisa: Pesquisa por Telefone, Pesquisa Presencial ou Pesquisa Online?
As pesquisas de satisfação B2B, por exemplo, têm como potenciais respondentes pessoas que estão em ambientes corporativos. Sua metodologia é simples: de acordo com as necessidades do cliente, elaboramos um questionário alinhado aos objetivos da pesquisa, utilizando uma equipe treinada para a realização das ligações.
A aplicação presencial também é muito utilizada para metodologias quantitativas. Podemos citar, por exemplo, as pesquisas eleitorais. Antes mesmo do período eleitoral, elas medem a popularidade de um pré-candidato e identificam a região com as maiores chances de votos, fornecendo um panorama geral do cenário eleitoral que ajuda o partido a investir nas regiões e pré-candidatos mais potenciais. E durante as eleições, as pesquisas quantitativas indicam o percentual de intenção de voto dos eleitores, a popularidade de cada candidato e os quem têm melhores chances de vencer. Tudo isso é feito presencialmente, o que garante um melhor controle da amostra, que pode ser segmentada, por exemplo, por regiões dentro de um município, garantindo um altíssimo nível de assertividade.
O grande obstáculo delas é a dificuldade de se controlar a amostra, pois simplesmente não dá para garantir quem está respondendo à pesquisa. Um CEO pode encaminhá-la, por exemplo, para uma secretária responder sem que ninguém fique sabendo disso, e você sempre pensará que a pesquisa fora respondida pelo CEO.
Outro problema é uma “amostra viciada”. Como assim? Existe uma grande probabilidade de algumas pessoas só aderirem às pesquisas on-line (o que inclui hoje SMS, WhatsApp e URA) se estiverem nas caudas extremas da satisfação: muito satisfeitas ou muito insatisfeitas. E isso causa um viés na pesquisa, comprometendo a sua aleatoriedade. De um modo geral, o que acontece em pesquisas online por e-mail, é que responderá quem quiser responder, e isso pode ser fatal para a validação estatística do estudo.
É por isso que o comprometimento faz toda a diferença neste método de pesquisa. Pesquisas de clima organizacional, por exemplo, são conduzidas muitas vezes por pesquisas por e-mail pelo Instituto PHD, uma vez que o seu público-alvo têm maior comprometimento com o estudo, pois os colaboradores se sentem motivados a melhorar o próprio ambiente de trabalho, e têm um grande apoio de toda a corporação em aderir ao estudo, aumentando drasticamente a probabilidade de validação estatística da amostragem coletada.
O Instituto PHD trabalha com 3 tipos de abordagem para pesquisa on-line: convite direto por e-mail, questionário em uma determinada URL (landing page) ou disponibilização do link em uma página do cliente.
Esta é a pergunta que fica e, agora que você já viu como cada uma das metodologias funciona, vamos dar alguns exemplos de aplicação para cada uma das metodologias de abordagem: E-mail, Telefone e Presencial, vamos lá?
Mais do que escolher o método de coleta ideal, sua pesquisa precisa ter rigor estatístico para garantir a validade da informação. Com o apoio do Instituto PHD, você conta com estatísticos que cuidam do processo de ponta a ponta, do planejamento e aplicação do questionário à análise dos dados.
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