O Instituto de Pesquisas PHD tem marcado presença em algumas publicações da mídia (como é possível ver no link Mídia do nosso site).  A reportagem “Nós vamos invadir sua praia” da edição número 84 da revista Bares e Restaurantes entrevistou (entre outras pessoas) André Pioli, diretor do Instituto de Pesquisas PHD. Esta matéria traz dicas de como agir quando uma enxurrada de concorrentes começa a atuar no seu nicho de trabalho. Confira a íntegra da revista (a matéria inicia na página 50).

Ok. Você deve estar se perguntando: “e o que fazer quando uma enxurrada de concorrentes começa a atuar no seu nicho de trabalho”. A resposta dada na reportagem e que será repetida aqui é “conheça ao máximo a sua concorrência”.  Quem acompanha o blog do Instituto PHD sabe que conhecer a concorrência pode ser o caminho para o sucesso de um empreendimento. Quando se tem controle das ações das empresas rivais, é possível até melhorar a sua atuação no mercado.

Foi justamente este o conselho dado para quem atua em um mercado com grande número de empresas rivais. Na própria reportagem da Bares e Restaurantes foi citado se você consegue ter controle do que a concorrência faz, ela pode ser positiva para os seus negócios. Quando se está sozinho em uma área de atuação, é possível que ocorra um relaxamento natural das ações para conquistar os clientes. Quando se tem um mercado com concorrência forte, a inovação e a criatividade têm de ser colocadas a prova sob a pena de ficar para trás. Isto só vai deixar a sua empresa mais forte.

Outro fator citado na reportagem é que tão importante quanto conhecer a concorrência é conseguir identificar quais são as empresas que realmente disputam a atenção dos clientes com você. Diversas métricas são utilizadas para se ter estas informações. Fatores geográficos, tipos de produtos comercializados e público-alvo das empresas concorrentes. E para se ter estes resultados é feita a pesquisa de análise de concorrência.

A importância das pesquisas de análise de concorrência para os negócios

As pesquisas de análise de concorrência são muito importantes para empresas que estão entrando ou que já atuam em um mercado concorrido. Através da análise profunda das ações que dos concorrentes no mercado é possível verificar pontos fortes e fracos das empresas que atuam na sua área. Com estes dados, é possível se inspirar no que as outras empresas fazem de bom e explorar áreas em que estes concorrentes apresentam fraquezas, trabalhando assim, para uma manutenção constante da satisfação de seus clientes.

Como vocês puderam ver, as pesquisas são uma das maiores aliadas para quem atua em uma área ocupada por diversos concorrentes. Se você deseja saber mais informações sobre as pesquisas de análise de concorrência, é só entrar em contato com os consultores do Instituto PHD.

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

Você sabe a diferença entre SAC e Pesquisa de Satisfação?

Algumas pessoas acreditam que a Pesquisa de Satisfação e as informações recebidas no Serviço de…

3 dias ago

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

1 mês ago

This website uses cookies.