Aqui no Blog do Instituto PHD – Empresa de Pesquisa de Mercado já falamos por diversas vezes de técnicas e aplicações específicas de pesquisas de mercado, tais como análises qualitativas por Focus Group, análise de concorrência de mercado e por que é importante a realização de pesquisas de satisfação. No artigo de hoje decidimos por ser um pouco menos específicos, e comentar um pouco sobre essa área tão amplo que são as Pesquisas de Mercado.

Pesquisa de Mercado, também chamada Inteligência de Marketing, é o estudo realizado para coletar informações que possam identificar oportunidades de melhoria e problemas. Certamente uma ferramenta muito útil na hora de traçar estratégias e decidir o melhor caminho a seguir tanto na abertura de novos negócios, quanto na expansão de negócios já consolidados.

Pra que servem as pesquisas de mercado?

Assim como muitas pessoas pesquisam os preços antes de decidir comprar um produto ou serviço, para economizar e fazer o dinheiro render, os empreendedores também devem pesquisar onde devem investir, para aplicar o dinheiro onde tiver maior retorno, claro e fazer maximizar seu investimento. As pesquisas de mercado ajudam nessa decisão, identificam os pontos em “vermelho”, que necessitam de maior cuidado e atenção e também apontam as novas oportunidades!

Podem ser desenvolvidas pesquisas para analisar o perfil dos consumidores/ clientes, os hábitos e frequência de consumo, estilos de vida, comportamentos, etc. Aplicações comuns também são as pesquisas para fazer testes de um novo produto, avaliar a mídia que será utilizada, ou então pesquisas para avaliar a qualidade de um produto que já existe, o atendimento em relação a algum serviço, avaliar as estratégias e ações da concorrência, a preferência dos clientes e muitas outras questões.

O marketing é a ligação entre o seu negócio e o seu cliente

O marketing é o meio através do qual você leva o seu produto até o seu cliente. E a pesquisa é a ligação entre você e o marketing! A pesquisa leva a voz do seu cliente até você, mostra a percepção que ele tem do seu negócio, o sentimento dele em relação à sua marca, aponta quais valores fazem com que ele se identifique com a sua empresa e também mostra o que pode afastá-los do seu mercado.

Quais são as aplicações de uma pesquisa de mercado?

Às vezes os problemas existem, mas não aparecem, ou são vistos apenas superficialmente, e podem gerar grandes impactos negativos no futuro. Tendências ou mudanças no comportamento dos clientes podem representar problemas que precisam de ações imediatas para se remediar a situação ou ações preventivas para evitar que o problema apareça ou cresça.

Quando se percebe que algo não está indo bem, mas não se consegue identificar os motivos, a pesquisa de mercado ajuda a entender as necessidades e identificar o problema, através de diferentes tipos de estudos:

Além de identificar o problema é preciso apontar as soluções, não é? Separamos alguns exemplos práticos de aplicações:

  • Preço: Importância do preço na seleção da marca, elasticidade demanda/ preço;
  • Produto: Testar conceito, embalagem, posicionamento e reposicionamento, padrão e frequência de consumo – heavy/light user, recomendação;
  • Segmentação: Potencial e sensibilidade do mercado para os segmentos, levantar os perfis/ clusters;
  • Distribuição: Intensidade da cobertura, localização, logística;
  • Avaliação de campanhas e peças publicitárias;
  • Recall: Análise dos resultados do planejamento e sua eficácia/ retorno.

Os tipos de pesquisas são complementares entre si, é preciso analisar qual a pesquisa mais adequada ao momento do seu negócio ou fazer um “mix” de metodologias que resultam num planejamento mais completo. É aqui que se faz necessária a expertise  de uma empresa de pesquisas de mercado.

E você, conhece mais alguma aplicação desse tipo de pesquisas? Compartilhe conosco nos comentários abaixo! No próximo artigo apresentaremos alguns cuidados e questões importantes para a aplicação de uma pesquisa de mercado.

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

1 mês ago

O Instituto PHD não registrou pesquisa eleitoral no município Tracuateua – Pará

O Instituto PHD recentemente tomou conhecimento de uma suposta pesquisa eleitoral de sua autoria no…

6 meses ago

This website uses cookies.