Como abrir uma franquia?

Um dos tipos de empreendimentos mais lucrativos é o franchising. Afinal, neste tipo de negócio você recebe toda a estrutura pronta e consegue utilizar a autoridade da marca parceira como forma de divulgação. Mas como saber se realmente o nicho de negócio que você abrirá é melhor para o local onde você mora? E como saber se outros negócios na área de atuação deram certo? Estas e outras respostas você vai conseguir encontrar apenas com uma pesquisa de mercado.

Só para deixar bem claro o que é franquia: trata-se de uma modalidade de negócio onde uma pessoa investe certa quantidade de capital e em troca uma empresa (normalmente uma gigante no ramo de atuação) oferece a marca para ser explorada, a estrutura básica (em uma franquia a aparência dos locais seguem um padrão definido pela empresa) e a autoriza a comercializar com exclusividade os seus produtos ou serviços. O exemplo mais clássico de franquia é das redes de fast-foods.

Alguns motivos são os mais comuns para fazer uma pessoa iniciar uma franquia. Na maioria dos casos, o empreendedor chegou a ser consumidor desta marca e decidiu trazê-la para a sua região. Em outros casos ouviu algumas indicações ou anúncios publicitários que mostram condições interessantes para se iniciar este negócio. Aí que está um dos principais erros: eles acabam iniciando uma franquia sem ter informações suficientes sobre o tipo de negócio e região.

Para iniciar uma franquia, é necessário um investimento inicial e a certeza de que se está fazendo um bom empreendimento. A pesquisa de mercado amplia a visão do empreendedor diante do negócio. Algumas questões são necessárias de se saber antes de investir tempo, dedicação e dinheiro em um negócio e só são respondidas com pesquisas quantitativas e qualitativas. Basicamente, você necessita saber qual é melhor local para você abrir a sua franquia e qual é o tipo de negócio que mais vai atingir o seu público alvo.

Através de uma pesquisa mais geral você vai conseguir um retrato das pessoas que moram em certo ambiente. Alguns negócios que dão certo em alguns lugares não dão certo em outros. Os motivos podem envolver concorrência (ou saturação de mercado), interesse das pessoas da região (de acordo com aspectos culturais, climáticos, entre outros) e autoridade da marca no local, ou seja, algumas vezes a marca é respeitada em outra região, mas desconhecida na sua cidade.

Também é importante saber se o tipo de franquia conseguiu êxito em outras cidades. A pesquisa vai ajudar a identificar quais foram as estratégias utilizadas por quem conseguiu sucesso e vai ajudar você a saber qual é a margem de lucro que vai conseguir. Só com estas informações é que dá para ter uma visão mais detalhada se o negócio que você estava pensando em abrir é viável na sua região e também irá saber quais são os melhores caminhos para se chegar ao sucesso.

Se quiser saber como são feitas as nossas pesquisas para franquias, entre em contato com o Instituto PHD.

Confira também outros artigos do nosso blog :)

O que é 5W2H?

O que é 5W2H?

Empresas que investem em pesquisas, como as de mercado e satisfação, estão preparando o caminho para o seu crescimento. Todavia, não há sucesso sem mudança

Leia Mais »

Categorias

Dicas PHD, Franquias, Pesquisas de Mercado

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Dutra
Carlos Dutra
12 anos atrás

Olá instituto,

Muito bom o texto!
Só gostaria de acrescentar que pelos motivos citados acima algumas franquias já estão exigindo que os investidores façam o estudo de viabilidade para que não corram os riscos.

A pesquisa de mercado é fundamental para quem quer conhecer os riscos de um investimento comercial!

Um abraço

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
12 anos atrás

Boa tarde Carlos!

Muito obrigado pelos elogios!
Sua observação é muito pertinente: a maioria das grandes franquias estão exigindo uma pesquisa de mercado antes da aprovação de implementação.

Contudo, não se pode esquecer que um estudo desse tipo só tem a beneficiar o empresário, que terá valiosas informações sobre seu nicho, as quais serão determinantes para suas tomadas de deciões.

Grande abraço!

Flávia Ribeiro
11 anos atrás

Investimento é coisa seria, e para que um empreendimento alcance o sucesso desejado algumas medidas devem ser tomadas antes da inauguração. Como por exemplo, a escolha do local de implantação. É importante que a franquia escolhida disponha de todo suporte pré inaugural. O mercado educacional há dezenas de franquias educacionais e a escolha da franquia deve levar em conta o seu perfil e a sua vivência empreendedora. Eu assino a newsletter semanal do SUPERA que possui notícias e artigos sobre o mercado de franquias, detalhes no site http://www.franquiaeducacional.com e também acompanho o Portal do Franchising. São conteúdos que nos ajudam a avaliar o franchising brasileiro.
Flávia Ribeiro Estudante de Publicidade

Juliana Almeida
10 anos atrás

Parabéns pela matéria, qualidade de informações e claras, trabalho no Portal Melhores Franquias e suas dicas ajuda na construção de idéias para que vai adquirir uma Franquia, abraços.

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
10 anos atrás

Olá Juliana,

Que bom que tenha gostado!!
Sucesso no seu portal!

Lucas
Lucas
8 anos atrás

Boa tarde,

Amigo, estou querendo muito investir em algo que me de um bom retorno financeiro, porém, em meio de tantos pensamentos não consigo fixar em nada para ter um bom desenvolvimento.

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?