Quem faz marketing político sabe que o trabalho não é limitado apenas ao período eleitoral. A campanha política é um processo constante. Um acontecimento pode modificar a imagem de um político ou de um partido perante o público. Por isso é tão importante saber qual é a opinião da população em relação a política (e aos políticos). É justamente sobre pesquisas eleitorais que o blog do Instituto PHD vai falar no artigo de hoje.Marketing PolíticoAs enquetes eleitorais são feitas dentro e fora da época das campanhas. As pesquisas de opinião durante o período eleitoral são bem conhecidas pelos políticos e pela população. Com estas enquetes as pessoas conseguem ter uma dimensão de como está o cenário de um pleito. Ou seja, é através desta forma de pesquisa política que os eleitores, assessores políticos e os próprios candidatos percebem os rumos que uma eleição está seguindo.

Tão ou mais importante do que as pesquisas durante as eleições são os levantamentos que são feitos periodicamente. Para quem trabalha com assessoria de marketing político é primordial saber se as estratégias do grupo político estão corretas. Através destas enquetes é que se conhece os locais onde um grupo político é forte, quais são os candidatos que têm mais simpatia da população, como está sendo a administração pública de um local, quais são as demandas da população de certa região, etc.

Normalmente estas pesquisas não são publicadas pela imprensa. Servem principalmente como uma poderosa ferramenta de marketing político. É muito importante para um político conhecer o eleitorado. Toda a estratégia de uma campanha eleitoral é montada (pelo menos pelos grandes grupos políticos) a partir do levantamento destas pesquisas de público. Imagine só a vantagem que um candidato, partido ou assessor político tem ao saber exatamente como atingir aos eleitores.

Por exemplo: digamos que uma enquete afirme que a maior demanda dos moradores de certo local é em relação a educação e que entre dois pré-candidatos de um partido, um tem muito mais simpatia do que outro nesta região. Ainda mais, digamos que esta mesma pesquisa política faça um mapeamento de quais são as áreas que o partido político tem o apoio das pessoas. Só com estes exemplos é possível traçar um amplo plano de ação para a campanha eleitoral.

Para fazer uma pesquisa eleitoral de qualidade é preciso contratar um instituto de pesquisas isento. De forma alguma este tipo de pesquisa pode ser feito diretamente pelos integrantes do grupo político, já que este fator pode influenciar o resultado. Um instituto terceirizado vai ser utilizar de metodologias de pesquisa eficientes e também não corre o risco de influenciar o público. Não há dúvidas que estes levantamentos são indispensáveis para quem deseja sobreviver no meio político.

Se você quiser saber mais sobre como são as pesquisas eleitorais que ajudam no marketing político entre em contato com o Instituto PHD.