Quem faz marketing político sabe que o trabalho não é limitado apenas ao período eleitoral. A campanha política é um processo constante. Um acontecimento pode modificar a imagem de um político ou de um partido perante o público. Por isso é tão importante saber qual é a opinião da população em relação a política (e aos políticos). É justamente sobre pesquisas eleitorais que o blog do Instituto PHD vai falar no artigo de hoje.As enquetes eleitorais são feitas dentro e fora da época das campanhas. As pesquisas de opinião durante o período eleitoral são bem conhecidas pelos políticos e pela população. Com estas enquetes as pessoas conseguem ter uma dimensão de como está o cenário de um pleito. Ou seja, é através desta forma de pesquisa política que os eleitores, assessores políticos e os próprios candidatos percebem os rumos que uma eleição está seguindo.
Tão ou mais importante do que as pesquisas durante as eleições são os levantamentos que são feitos periodicamente. Para quem trabalha com assessoria de marketing político é primordial saber se as estratégias do grupo político estão corretas. Através destas enquetes é que se conhece os locais onde um grupo político é forte, quais são os candidatos que têm mais simpatia da população, como está sendo a administração pública de um local, quais são as demandas da população de certa região, etc.
Normalmente estas pesquisas não são publicadas pela imprensa. Servem principalmente como uma poderosa ferramenta de marketing político. É muito importante para um político conhecer o eleitorado. Toda a estratégia de uma campanha eleitoral é montada (pelo menos pelos grandes grupos políticos) a partir do levantamento destas pesquisas de público. Imagine só a vantagem que um candidato, partido ou assessor político tem ao saber exatamente como atingir aos eleitores.
Por exemplo: digamos que uma enquete afirme que a maior demanda dos moradores de certo local é em relação a educação e que entre dois pré-candidatos de um partido, um tem muito mais simpatia do que outro nesta região. Ainda mais, digamos que esta mesma pesquisa política faça um mapeamento de quais são as áreas que o partido político tem o apoio das pessoas. Só com estes exemplos é possível traçar um amplo plano de ação para a campanha eleitoral.
Para fazer uma pesquisa eleitoral de qualidade é preciso contratar um instituto de pesquisas isento. De forma alguma este tipo de pesquisa pode ser feito diretamente pelos integrantes do grupo político, já que este fator pode influenciar o resultado. Um instituto terceirizado vai ser utilizar de metodologias de pesquisa eficientes e também não corre o risco de influenciar o público. Não há dúvidas que estes levantamentos são indispensáveis para quem deseja sobreviver no meio político.
Se você quiser saber mais sobre como são as pesquisas eleitorais que ajudam no marketing político entre em contato com o Instituto PHD.
PLANEJAMENTO
Quem faz um trabalho sério com marketing político sabe que essa é palavra que serve como base para toda a campanha. Sem planejamento existem mais gastos e, evidentemente, mais risco da sua campanha fracassar. Parece natural mas o que mais vemos hoje em dia são campanhas mal planejadas ou mesmo sem nenhum planejamento.
Uma campanha bem planejada requer um forte acompanhamento do seu eleitorado e de suas necessidades, com isso é capaz de organizar militâncias, focar seus esforços e assim ter o sucesso nas urnas! E quem trabalha com marketing político sabe que nada disso é possível sem pesquisas.
Abraços
A importância de pesquisas de marketing com o eleitorado é perceptível quando nos deparamos com as campanhas eleitorais atuais, que, são muito bem sucedidas na medida em que valorizam esse método para traçar sua estratégia política.
Parabenizo os Instituto PHD pelo ótimo artigo.
Olá Lígia!
De fato. Nossa experiência nos diz quão importante é um bom delineamento de uma campanha política. O candidato só saberá o que é prioritário para seu eleitorado se perguntar a ele, e é esse o produto essencial de uma pesquisa eleitoral.
Para uma boa campanha eleitoral, recomendamos a realização de estudos com bastante antecedência, podendo assim aplicar a metodologia de Tracking, ou seja, acompanhamento ao longo do tempo.
Saudações, Instituto PHD
como influenciar possíveis eleitores desacreditados na gestão atual?
Gostaria de ser vereador na minha cidade. Gostaria de comecar minha campanha certo. Podem.me.ajudar moro em.MESQUITA uma cidade com 190 mil habitantes e 100 mil elitores. Nao temos 2 turno.
Para meu pensamento , e necessário o candidato tenha OBJECTIVOS GERAL ai ja pode pensar os específicos e meta para poder imprimir a dinâmica ai o eleitorado terá minimamente a sua ideia …..