A importância da opinião pública na construção da imagem política

O Brasil passa novamente por um período de instabilidade política, mesmo após pouco tempo das eleições presidenciais. Um indicativo deste fato é a instabilidade financeira, que desestrutura o mercado e que, segundo os especialistas, deve continuar por todo este ano e seguir até 2018. 

O descrédito nos governos e partidos no Brasil parece ser um fenômeno que permanece desde a transição do sistema político nacional para a democracia – por décadas os brasileiros veem com ressalvas as ações dos seus representantes públicos. Os frequentes escândalos de corrupção em geral e improbidade administrativa enfraquecem cada vez mais a imagem política dos partidos e candidatos, mesmo que estes nem sequer estejam relacionados a tais eventos.

Conheça a metodologia de pesquisas eleitorais do Instituto PHD!

Um novo paradigma de opinião pública

O que se vê, contudo, é uma mudança na criticidade do eleitor – com as redes sociais, o avança e acessibilidade aos meios de comunicação por todas as esferas da população, o eleitor parece ter ganhado ainda mais voz e vez quanto à sua representatividade.

A opinião pública, que sempre pautou as ações dos elegíveis e a construção da imagem pública destes e de seus partidos, ganhou nos últimos anos um peso ainda maior, o que deve impactar consideravelmente as estratégias de campanha.

As mudanças no cenário político devem se intensificar nos próximos anos como resposta à opinião pública cada vez mais presente e exigente de transformações. Conforme anunciado por especialistas e jornais nacionais e estrangeiros, como o Financial Times, é previsto que a crise econômica e política no Brasil – engrossada pelas manifestações contra o governo e contra a corrupção, inflação, decadência do Real, etc. – deve ainda piorar antes de melhorar e que o país deve viver maus momentos por alguns anos.

 

A importância das pesquisas aplicadas à construção da imagem política

É o momento propício para que os candidatos comecem a estabelecer novas estratégias de campanhas com antecedência e com formatos e opções diferenciadas, já que irão se sobressair as campanhas que de fato ouvem os eleitores, conheçam os seus anseios e o seu comportamento (dentro e fora do período eleitoral) e que considerem a opinião pública uma fonte de mudanças e oportunidades infindáveis na construção da imagem política.

Afinal, é comprovado que os candidatos que acompanham a variação do público antes mesmo do período eleitoral e que utilizam os dados de pesquisas sobre os eleitores como parâmetro na construção de suas estratégias têm um melhor posicionamento não apenas nas campanhas, mas em sua imagem política global.

O Instituto PHD possui uma equipe multidisciplinar capaz de apoiar, através de diferentes abordagens de pesquisa, as estratégias políticas de partidos e candidatos em distintos momentos de suas carreiras. As pesquisas eleitorais ou políticas – como a pesquisa de opinião pública, estudo de coligações, etc. – são um diferencial com um bom custo-benefício, capazes não apenas de fundamentar as suas estratégias de campanha, mas atribuir conhecimentos imensuráveis nas ações do candidato eleito, informando-o melhor sobre o seu público ou sobre a sua região de atuação, bem como sobre as diferentes forças políticas relacionadas aos seu fazer enquanto representante.

O Instituto PHD é devidamente cadastrado junto ao TSE e ao Conselho Regional de Estatística (CONRE), o que permite a realização de Pesquisas Eleitorais Registradas, com a publicação dos resultados nos diferentes meios de comunicação. O Instituto PHD conta também com experientes especialistas de diferentes áreas – Marketing, Ciências Sociais, Estatística, etc. – capazes de desenvolver pesquisas aplicadas ao universo eleitoral em qualquer região do país.

Entre em contato e otimize a sua campanha política e a construção da sua imagem através de soluções integradas de pesquisa aplicada e da aquisição de conhecimento sobre o seu público pelo levantamento da pesquisa de opinião, uma importante ferramenta estratégica para qualquer candidato.

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Dicas PHD, Eleições, Pesquisas Eleitorais

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?