O que é eNPS e por que pesquisá-lo?

Empresas já reconhecem a importância de realizar pesquisas de satisfação de seus clientes, para manter a marca engajada e as ações alinhadas às necessidades dos clientes. Para isso, muitas empresas utilizam o NPS (Net Promoter Score), um indicador que permite avaliar a experiência do cliente. Mas o que é eNPS, e como ele pode ajudar a monitorar a satisfação dos colaboradores? Vamos descobrir.

O que é eNPS?

O eNPS – employee Net Promoter Score é um indicador derivado do NPS, usado para medir a satisfação dos colaboradores. Ele muda o foco do cliente externo para o colaborador interno, avaliando sua satisfação em relação à empresa. Por meio de pesquisas internas, o eNPS mede a percepção dos funcionários sobre a empresa e sua probabilidade de recomendar a empresa como um bom lugar para trabalhar.

eNPS - o que é?

Como calcular o eNPS?

Para calcular o eNPS, as empresas realizam pesquisas anônimas com duas perguntas principais: “Em uma escala de 0 a 10, qual é a possibilidade de recomendar esta empresa como um bom lugar para trabalhar?” e “Em uma escala de 0 a 10, qual é a possibilidade de recomendar os produtos/serviços desta empresa a um amigo ou colega?”. Com base nessas respostas, as empresas classificam os colaboradores em três categorias:

  • 0 a 6: Detratores – Não recomendam a empresa.
  • 7 e 8: Neutros – Não falam mal, mas também não recomendam.
  • 9 e 10: Promotores – Recomendam a empresa.

A fórmula para calcular o eNPS é simples: eNPS = % Promotores – % Detratores. Se o eNPS for entre 10 e 50, a taxa de lealdade dos colaboradores está positiva. Se for abaixo de 10 ou negativo, existem problemas críticos a serem investigados.

NPS - Net Promoter Score

Quais as vantagens de mensurar o eNPS?

O eNPS é um indicador simples, mas poderoso, para monitorar a satisfação dos colaboradores. Mensurá-lo periodicamente permite à empresa compreender rapidamente a percepção dos funcionários e tomar medidas corretivas ou preventivas para melhorar a cultura organizacional. A análise do eNPS pode ajudar a reduzir o turnover, melhorar o clima organizacional e fortalecer o engajamento da equipe, resultando em maior produtividade e satisfação no trabalho.

Para empresas que desejam oferecer um ambiente de trabalho de alta qualidade, o eNPS pode ser um guia valioso. Se você busca melhorar o eNPS de sua empresa, conte com as pesquisas do Instituto PHD para um planejamento e análise estratégica de alta qualidade.

FALE CONOSCO para saber mais sobre o que é eNPS e como ele pode beneficiar sua empresa!

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Clima Organizacional, Employee Net Promoter Score - eNPS, Net Promoter Score - NPS

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?