O que é Market Share e como esta informação pode ajudar a sua empresa

A luta pelo domínio do mercado consumidor é sempre constante. Não importa qual é o tipo de produto ou serviço que uma empresa oferece, sempre haverá concorrentes lutando pelos clientes. Por isso, a variação da relação compra e venda de produtos e serviços é constante. É importantíssimo estar por dentro de como anda esta luta entre você e as empresas que trabalham na sua área de atuação. É sobre isto que o blog do Instituto PHD vai mostrar no artigo de hoje.

Conheça os principais Tipos de Pesquisas do Instituto PHD!

O conceito de Market Share é baseado justamente nesta disputa de mercado. Market Share é o termo que designa a participação de uma empresa em algum ramo de atuação. Por exemplo: em uma pesquisa sobre empresas de telefonia, o valor de quanto cada operadora detém de fatia de consumidores é o Market Share. Ou seja, se uma empresa tem 20% de participação de clientes de telefonia, o Market Share desta empresa é de 20%.

Market Share é o termo que designa a parcela de participação de uma marca ou produto no mercadoÉ muito importante conhecer este valor, que também é chamado de quota de mercado ou participação no mercado. Não dá para pensar em avaliar ou basear as escolhas que você está fazendo no seu negócio sem olhar para o Market Share. Com este tipo de pesquisa, você consegue um panorama muito mais amplo do que apenas olhar para o crescimento do seu negócio. Para explicar isto, vamos mostrar uma situação hipotética para vocês.

Veja aqui como as pesquisas de Market Share auxiliam no crescimento de uma empresa!

Digamos que você trabalhe em um negócio que teve crescimento de 5% no último ano. Este resultado consegue dar uma visão interna do crescimento da sua empresa. Porém, é preciso olhar para a concorrência para saber se este crescimento é realmente significativo. É isto que faz o Market Share. Através dos resultados deste tipo de pesquisa você pode ver como foi a variação do mercado e dos seus principais concorrentes neste período em que você cresceu 5%.

Como as pesquisas auxiliam no aumento do market share de uma empresa

A partir daí, você pode planejar metas e chegar a resultados mais exatos de como está oseu negócio. Neste caso, digamos que a sua área de atuação cresceu 20% no último ano e que alguns concorrentes cresceram mais do que você. Isto significa que está perdendo fatia valiosa do mercado. Porém, se você percebe que o seu crescimento é maior do que a média das empresas do seu ramo de atuação (e que o próprio tipo de negócio), significa que está certo. Ou que deve ampliar as suas ações para outro ramo.

Para conseguir fazer pesquisas de Market Share, é preciso contratar um bom instituto de pesquisas. A metodologia de Market Share do Instituto PHD utiliza pessoas que consomem produtos ou serviços que são focos da pesquisa. A ideia é ter um panorama mais correto do seu ramo de atuação para ajudar a mostrar aos nossos clientes quais são os melhores caminhos a se seguir na hora da tomada de decisões. Se quiser saber mais sobre a pesquisa de Market Share, entre em contato com o Instituto PHD.

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Carlos Lima
Carlos Lima
12 anos atrás

Olá,

A informação do market share é fundamental para qualquer ação de marketing e/ou estratégia de venda. Usualmente as empresas utilizam métodos de estimação simples baseados em crescimento do mercado e informações de vendas dos seus serviços.

Estes métodos podem gerar informações que não são 100% reais, o ideal seria que fosse aplicada uma pesquisa a cada “movimentação” do mercado. Porém, se tivermos uma pesquisa atualizada na qual podemos realizar as simulações dos movimentos de mercado já é uma base mais confiável para qualquer ação.

Fica a dica, não podemos sempre nos basear em estimativas de “escritório”, temos que pelo menos uma vez analisar o público e saber realmente o nosso valor do mercado.

Muito legal esta iniciativa de vocês!

Um abraço

Ricardo Felix
8 anos atrás

Excelente artigo! Concordo, o empresário deve se basear em pesquisas confiáveis afim de otimizar o processo decisório.

Lembro-me da faculdade em que cursei gestão em Marketing, e o professor dizia: Não se baseiem em achismos. Façam pesquisa.
Parabéns.

Ricardo Felix de Oliveira

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
8 anos atrás
Reply to  Ricardo Felix

É isso aí Ricardo!

Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco!

Da Silveira
Da Silveira
5 anos atrás

Prezados, boa tarde!

Como se chama a “carta” de produtos oferecidos por uma empresa? Por exemplo, uma cervejaria possui “x” marcas em seu “portfólio” (sei que não é esse o nome), enfim, como se dá o nome desse conjunto de produtos?

Desde já agradeço,

Da Silveira

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