Pesquisa de satisfação com alunos e qualidade educacional

O setor de educação passa por um franco crescimento no Brasil. Com as melhores condições de renda por parte da população das classes C e D e com a expansão do mercado, a oferta e procura por instituições de educação de melhor qualidade aumentou. Há uma comoção em se investir em ensino de alta performance no país.

A segunda fase deste processo é a aquisição de melhores processos e estratégias por parte destas instituições de ensino, e o primeiro passo para que isso ocorra é efetivar a pesquisa de satisfação entre os alunos para garantir a qualidade educacional. Isso não é apenas uma ação a favor da lucratividade da empresa do setor de educação, mas uma forma de garantir que este aluno/cliente tenha uma boa experiência com os serviços e produtos adquiridos e que alcance os conhecimentos necessários para a sua profissão e para a vida como um todo.

Este tipo de pesquisa tem o objetivo de mensurar e compreender o nível de satisfação com o corpo docente ou o feedback de estudantes sobre uma nova oferta de curso, por exemplo, perspectiva do aluno sobre o espaço e recursos oferecidos, materiais e conteúdo, metodologias, etc. Um questionário pode revelar as informações que irão melhorar os programas, os processos e a instituição como um todo. Todos os elementos envolvidos no processo verão vantagens com a pesquisa de satisfação: pais, alunos, professores, tutores e administradores, etc.

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Foco no objetivo da pesquisa

Um dos recursos mais práticos para a pesquisa de satisfação quando se há uma diversidade de perfis do público, como é o caso das instituições educacionais, é o questionário aplicado, que pode ser on-line ou impresso, dependendo da opção da empresa. Cada questionário deve ter um objetivo bem definido, por exemplo, saber qual a opinião do aluno sobre o material didático utilizado. Pode-se ainda aplicar uma pesquisa de satisfação para saber a perspectiva do aluno em questões mais específicas, como as metodologias usadas em determinadas disciplinas. Há várias maneiras de professores, corpo docente e administradores usarem as pesquisas para entender como o sistema educacional está atendendo aos padrões – e todos estes recursos devem ter foco em um objetivo.

Pesquisa de satisfação na escola: onde aplicar?

Veja algumas situações em que a pesquisa de satisfação pode ser de grande utilidade na evolução dos processos de qualidade das instituições educacionais e no próprio desenvolvimento do público:

 

  • Mensuração de resultados: faz com que os estudantes, docentes e administradores reflitam o processo estabelecido, o aprendizado e o desempenho dos alunos. Estas informações podem ajudar a melhorar seus programas e cuidar das deficiências existentes.

 

  • Pesquisa em escolas públicas: o setor público também pode se beneficiar com a pesquisa de satisfação, que evidencia aspectos próprios deste serviço. Pode ser aplicada entre pais, professores e alunos e focar em diferentes tipos de demandas, desde a segurança e as comunicações até o desempenho da diretoria escolar. No mais, os aspectos da pesquisa seguem o mesmo formato das escolas privadas.

 

  • Pesquisa de pais de pré-escolares: neste caso, pode-se compreender a perspectiva dos alunos com o auxílio dos pais. Os pais veem as necessidades de seus filhos sendo contempladas? As crianças se sentem bem-vindos? O corpo docente e os funcionários da pré-escola de seus filhos são adequados?

 

  • Pesquisa de clima escolar: A escola contribui para a motivação do seu filho? A escola valoriza a diversidade? Os professores respeitam o seu filho? Há um ambiente de aprendizagem saudável e cooperativo? Há desafios interessantes ao desenvolvimento do aluno?

 

  • Avaliar a relação família/escola: A administração da escola pode utilizar os questionários para compreender os aspectos da relação família/escola no que se refere ao desempenho dos estudantes.

 

  • Questionários de professor: Docentes são outro público importante de ser avaliado. é possível mensurar e compreender, através da pesquisa de satisfação, a maneira como os funcionários e os professores veem o local de trabalho e o processo de ensino-aprendizagem.

 

  • Pesquisa de satisfação entre universitários: este perfil de aluno deve ser constantemente mensurado. Aqui, é preciso compreender os componentes essenciais para a satisfação do aluno, que possui um perfil bem amplo. Qual é a eficácia do ensino dentro da sua área/fora da sua área nesta universidade? Como avalia os recursos disponíveis para o seu desenvolvimento – bibliotecas, computadores, cursos de extensão, etc.? – estas são algumas perguntas exemplos.

 

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