O setor de educação passa por um franco crescimento no Brasil. Com as melhores condições de renda por parte da população das classes C e D e com a expansão do mercado, a oferta e procura por instituições de educação de melhor qualidade aumentou. Há uma comoção em se investir em ensino de alta performance no país.
A segunda fase deste processo é a aquisição de melhores processos e estratégias por parte destas instituições de ensino, e o primeiro passo para que isso ocorra é efetivar a pesquisa de satisfação entre os alunos para garantir a qualidade educacional. Isso não é apenas uma ação a favor da lucratividade da empresa do setor de educação, mas uma forma de garantir que este aluno/cliente tenha uma boa experiência com os serviços e produtos adquiridos e que alcance os conhecimentos necessários para a sua profissão e para a vida como um todo.
Este tipo de pesquisa tem o objetivo de mensurar e compreender o nível de satisfação com o corpo docente ou o feedback de estudantes sobre uma nova oferta de curso, por exemplo, perspectiva do aluno sobre o espaço e recursos oferecidos, materiais e conteúdo, metodologias, etc. Um questionário pode revelar as informações que irão melhorar os programas, os processos e a instituição como um todo. Todos os elementos envolvidos no processo verão vantagens com a pesquisa de satisfação: pais, alunos, professores, tutores e administradores, etc.
Entenda melhor o seu cliente com uma pesquisa bem feita!
Um dos recursos mais práticos para a pesquisa de satisfação quando se há uma diversidade de perfis do público, como é o caso das instituições educacionais, é o questionário aplicado, que pode ser on-line ou impresso, dependendo da opção da empresa. Cada questionário deve ter um objetivo bem definido, por exemplo, saber qual a opinião do aluno sobre o material didático utilizado. Pode-se ainda aplicar uma pesquisa de satisfação para saber a perspectiva do aluno em questões mais específicas, como as metodologias usadas em determinadas disciplinas. Há várias maneiras de professores, corpo docente e administradores usarem as pesquisas para entender como o sistema educacional está atendendo aos padrões – e todos estes recursos devem ter foco em um objetivo.
Veja algumas situações em que a pesquisa de satisfação pode ser de grande utilidade na evolução dos processos de qualidade das instituições educacionais e no próprio desenvolvimento do público:
O Instituto PHD possui grande experiência no mercado, ofertando soluções diversas em pesquisa aplicada, como é o caso da pesquisa de satisfação. Oferecemos projetos personalizados para empresas de todos os gêneros, inclusive instituições educacionais. Entre em contato e confira as nossas vantagens exclusivas!
Algumas pessoas acreditam que a Pesquisa de Satisfação e as informações recebidas no Serviço de…
A capacidade de medir a satisfação e a lealdade dos clientes é fundamental para qualquer…
Em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo, entender e atender às necessidades dos clientes…
No competitivo mercado imobiliário, a satisfação do cliente é um diferencial que não pode ser…
A realização de uma pesquisa de satisfação eficaz é crucial para empresas que buscam melhorar…
No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…
This website uses cookies.