Muitas vezes, uma empresa possui necessidades de fazer um questionário de pesquisa simples, sem ter que contratar para isso uma empresa especializada para desenvolver este processo. Em outros casos, a empresa pode contratar uma consultoria especializada e, para otimizar o serviço, pode participar no processo de elaboração do questionário de pesquisa. Mas o que deve compor este questionário?

 

Antes da pesquisa

Os critérios para as questões são bastante relativos. O que determina a composição das questões é na verdade o objetivo deste levantamento:

  • O que se quer descobrir com estas questões?
  • Quem será o público-alvo? Quais as suas características prévias?
  • A pesquisa possui aspectos quantitativos, qualitativos ou ambos?
  • A quem se destina?
  • Quais as limitações do questionário e quais as suas abrangências?
  • Que resultados se espera?
  • Como serão tabulados dos resultados e como serão mensurados estes dados?
  • O que será feito com estas informações?

É preciso compreender o que o cliente precisa minimamente entender estes tópicos, para que entre em contato com o Instituto PHD e obtenha uma consultoria completa, desde a elaboração do questionário até aplicação e análise dos resultados. Datas e prazos devem ser estabelecidos neste momento, bem como os comprometimentos éticos.

 

Durante a pesquisa e produção do questionário

A partir do momento em que se sabe quais os propósitos da pesquisa, os elementos e como ela deve ocorrer, é importante estabelecer uma estratégia para a produção do questionário. É necessário que haja uma sequência lógica entre os questionamentos. Os dados observados além do questionário no momento da aplicação (on-time) e as inferências causais também são muito importantes e podem ser relatadas.

É importante considerar que o questionário perfeito não tem o objetivo de testar as habilidades do entrevistado, mas sim mede a sua opinião, sentimentos, aspectos econômicos – físicos – sociais – etc., os seus interesses, as suas crenças e atitudes, etc. De forma alguma deve-se questionar as suas escolhas e gostos.

Pode-se estabelecer a produção do questionário de pesquisa da seguinte forma:

  • Objetivos
  • Definição da população – amostra
  • Definição do tema, item ou conceito
  • Determinação da abordagem ou maneira de conduzir a pesquisa
  • Edição e codificação
  • Processamento de dados
  • Análise de dados
  • Apresentação dos resultados

A pesquisa por questionário é importante, pois dá a oportunidade ao consultado de responder sobre si mesmo e revela-se em toda a sua inteireza, mostrando muitas vezes aspectos inicialmente não concebidos no processo de pesquisa.

Para saber mais sobre as soluções de pesquisa aplicada ofertadas pelo Instituto PHD e sobre o processo de pesquisa, acesse o site neste link ou entre em contato. Teremos grande satisfação em atendê-lo!

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

Você sabe a diferença entre SAC e Pesquisa de Satisfação?

Algumas pessoas acreditam que a Pesquisa de Satisfação e as informações recebidas no Serviço de…

2 dias ago

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

1 mês ago

This website uses cookies.