Muitas vezes, uma empresa possui necessidades de fazer um questionário de pesquisa simples, sem ter que contratar para isso uma empresa especializada para desenvolver este processo. Em outros casos, a empresa pode contratar uma consultoria especializada e, para otimizar o serviço, pode participar no processo de elaboração do questionário de pesquisa. Mas o que deve compor este questionário?
Os critérios para as questões são bastante relativos. O que determina a composição das questões é na verdade o objetivo deste levantamento:
É preciso compreender o que o cliente precisa minimamente entender estes tópicos, para que entre em contato com o Instituto PHD e obtenha uma consultoria completa, desde a elaboração do questionário até aplicação e análise dos resultados. Datas e prazos devem ser estabelecidos neste momento, bem como os comprometimentos éticos.
A partir do momento em que se sabe quais os propósitos da pesquisa, os elementos e como ela deve ocorrer, é importante estabelecer uma estratégia para a produção do questionário. É necessário que haja uma sequência lógica entre os questionamentos. Os dados observados além do questionário no momento da aplicação (on-time) e as inferências causais também são muito importantes e podem ser relatadas.
É importante considerar que o questionário perfeito não tem o objetivo de testar as habilidades do entrevistado, mas sim mede a sua opinião, sentimentos, aspectos econômicos – físicos – sociais – etc., os seus interesses, as suas crenças e atitudes, etc. De forma alguma deve-se questionar as suas escolhas e gostos.
Pode-se estabelecer a produção do questionário de pesquisa da seguinte forma:
A pesquisa por questionário é importante, pois dá a oportunidade ao consultado de responder sobre si mesmo e revela-se em toda a sua inteireza, mostrando muitas vezes aspectos inicialmente não concebidos no processo de pesquisa.
Para saber mais sobre as soluções de pesquisa aplicada ofertadas pelo Instituto PHD e sobre o processo de pesquisa, acesse o site neste link ou entre em contato. Teremos grande satisfação em atendê-lo!
Algumas pessoas acreditam que a Pesquisa de Satisfação e as informações recebidas no Serviço de…
A capacidade de medir a satisfação e a lealdade dos clientes é fundamental para qualquer…
Em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo, entender e atender às necessidades dos clientes…
No competitivo mercado imobiliário, a satisfação do cliente é um diferencial que não pode ser…
A realização de uma pesquisa de satisfação eficaz é crucial para empresas que buscam melhorar…
No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…
This website uses cookies.