As pesquisas de mercado e satisfação podem ser um grande diferencial de mercado para qualquer tipo de empresa. Além das pesquisas que possuem foco em determinado público, há aquelas que buscam apresentar dados para o desenvolvimento de produtos, serviços, nichos ou segmentos produtivos inteiros. E por falar em segmentos, há aqueles que no Brasil veem a pesquisa aplicada com uma estratégia essencial para as suas ações diante do público – você pode observar que muitos são segmentos produtivos na sociedade e vem se destacando no cenário nacional.

Confira alguns segmentos que mais investem em pesquisas aplicadas atualmente:

 

Tecnologia da informação

Trata-se de um dos segmentos produtivos que mais crescem no país. É também um setor muito amplo, com diferentes áreas de atuação e públicos distintos. Em um mundo cada vez mais informatizado, fazem-se necessárias soluções em tecnologia e inovação. E quando são apresentados produtos de ponta, testes e pesquisas prévias são essenciais. Este é um dos segmentos que mais possuem interesses por parte dos investidores e programas de beneficiamento de negócios. A pesquisa de mercado, por exemplo, permite credibilidade aos interessados em investir nesta área, apontando dados e informações

 

Comunicação e entretenimento

Este segmento sempre fez uso das pesquisas  – pesquisa de audiência, estudo da concorrência, pesquisa de opinião, etc. Nos últimos anos, diferentes meios de comunicação e novas empresas surgiram para competir no cenário nacional. Houve a ampliação de empresas de comunicação voltadas ao público virtual – uma inovação se considerada a última década. A diversidade de canais pagos e o surgimento de novas rádios e canais virtuais fez crescer o estudo por informações e dados que tornassem estes meios e empresas mais destacados diante da concorrência. A pesquisa aplicada, neste caso, refere-se também à oferta de publicidade relacionada a estes organismos de comunicação – é preciso apresentar diferenciais para que os seus clientes contratem espaços em seus veículos de comunicação. Isso justifica o investimento.

 

Marketing, propaganda, publicidade e comunicação integrada

As empresas de marketing e propaganda, bem como os setores de marketing dentro de empresas de todos os segmentos produtivos do mercado, utilizam as pesquisas aplicadas como um diferencial de mercado para produzir novas estratégias e produto/serviços mais assertivos. Este segmento investe em praticamente todos os tipos de pesquisa, sejam qualitativas ou quantitativas, e alcançam grandes resultados através destas.

 

Candidatáveis e partidos – pesquisa eleitoral

Em um país com proporções continentais, como o Brasil, com mais de 143 milhões de eleitores em todas as regiões, é imprescindível que os partidos, agremiações e candidatos compreendam todos os processos implícitos às eleições, ampliando os seus conhecimentos sobre as necessidades da população, bem como o seu comportamento do eleitor dentro ou fora do período das eleições.

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

1 mês ago

O Instituto PHD não registrou pesquisa eleitoral no município Tracuateua – Pará

O Instituto PHD recentemente tomou conhecimento de uma suposta pesquisa eleitoral de sua autoria no…

6 meses ago

This website uses cookies.