Liderança

Liderança – 10 erros comuns

Nem sempre é fácil acertar ao liderar uma equipe. Por mais que você tenha todos os aspectos técnicos sobre as situações do seu cotidiano profissional, o tato com um variado perfil de pessoas pode exigir adaptações, improviso e até conhecimentos mais especializados.

Mesmo que os erros sejam uma oportunidade ímpar de aprendizado, é muito melhor não cometê-los. Vejamos 10 erros comuns que em algum momento de sua carreira qualquer líder comete.

Saiba qual a satisfação da sua equipe para liderar melhor!

Recrutamento às cegas

O recrutamento é uma fase muito importante para a equipe. Mesmo que seja urgente contratar para que a equipe fique menos sobrecarregada, não vale a pena recrutar sem conhecer bem o candidato apenas para preencher a vaga de forma rápida. Tenha uma disposição de tempo para lidar com a tarefa de recrutar com eficiência, examinando bem as suas escolhas, fazendo os testes necessários. Do contrário, poderá sobrecarregar ainda mais a sua equipe.

 

A falta de feedback

Este é um dos principais erros das lideranças atualmente. Se você não fornece feedback imediato ao seu pessoal, você está o privando da oportunidade de melhoria. Se a equipe não evolui, há uma parcela de responsabilidade que é sua. Faça feedbacks pontuais!

 

Veja um pouco mais sobre Pesquisas de Satisfação

Sem metas definidas

Uma equipe sem objetivos claros não vai a lugar nenhum. Além disso, podem surgir retrabalhos, gastos acima do orçamento de um projeto e outros problemas comuns à falta de direcionamento. Tenha metas definidas em médio, longo e curto prazo e disponibilize estas metas com a equipe. Discuta com esta as necessidades e características de cada etapa.

 

Não ter tempo para a sua equipe

Mesmo que você tenha uma grande carga de trabalho, é preciso se mostrar disponível para a sua equipe. Muitas vezes você deixa de ter conhecimento sobre aspectos do trabalho por ignorar a necessidade de seus liderados chegarem até você. Tenha o seu pessoal como prioridade. Se preciso, reserve momentos de disponibilidade em sua agenda para atender à sua equipe.

 

Muito amigo

Simpatia e cordialidade deve ser uma marca de liderança. Mas excesso de amizade pode ser compreendida como falta de seriedade em determinados momentos. Saiba separar o líder do amigo e faça com que os demais entendam a necessidade desta divisão.

É muito importante conhecer muito bem sua equipe!

Não conhecer a sua função

O mundo do trabalho mudou e líder não é aquele que manda e desmanda como bem quiser. O líder está a serviço dos colaboradores, deve estar empenhado no seu desenvolvimento para com a empresa. Deve ainda mediar um processo de aprendizagem, como diferencial corporativo. Verifique o seu entendimento quanto à sua prática de liderança e ajustes os comportamentos necessários.

 

Motivação equivocada

Cada indivíduo se motiva de um modo. Nem sempre dinheiro conta em termos de motivação. Veja quais aspectos de motivação cada liderado possui e saiba motivar de modo mais assertivo.

 

Não dar o exemplo

O líder é o primeiro a dar exemplo. Como poderá exigir dos demais algo que ele próprio com compartilha? Dê exemplos: se algo é bom para você, pode ser bom para a equipe. Mostre como agir a partir de diferentes premissas.

 

Nunca delegar

Delegar tarefas é uma via de mão dupla: de um lado, você cria tempo para se dedicar a demandas mais complexas e pontuais; por outro, você dá a responsabilidade a outra pessoa, que pode se destacar e se desenvolver liderando ou executando um aspecto definido.

 

Superdelegador

Saber delegar é uma competência muito importante para um líder. Mas há maneiras e momentos certos para isso. Em decisões específicas e importantes, cabe ao líder assumir a dianteira. Para ações de apoio, pode delegar tarefas a um colaborador melhor situado ao contexto.

Entre em contato com o Instituto PHD para entender melhor como conhecer sua equipe!

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Dicas PHD, Empreendedorismo, Pesquisa de Satisfação, Pesquisas de Opinião, Pesquisas Quantitativas

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?