Aliando Pesquisa à Inovação nos Negócios

Inovação é um tema muito difundido no meio corporativo e recorrente ano após ano. De acordo com Peter Drucker, considerado o maior guru da administração moderna:

o que os empreendedores têm em comum (…) é um compromisso com a prática sistemática da inovação.

Por quê? Porque a produtividade e a competitividade estão condicionadas à existência desta prática nas empresas.

Resumindo: inovação é tanto uma atitude estratégica como questão de sobrevivência. Uma empresa que não inova fica para trás, perdendo mercado e oportunidades. Afinal, ela deixa de acompanhar e, até mesmo, antecipar as tendências que afetam o seu rumo nos negócios. Assim ela não se diferencia nem supera as ações dos concorrentes.

O oposto também é verdade. Empresas que inovam se posicionam à frente de seu tempo e concorrência, atraindo clientes e atuando de maneira mais sólida. Contudo, inovação é um processo contínuo de descoberta. É aí que entra a importância do investimento em pesquisa.

Pesquisar para inovar

O investimento em pesquisa produz conhecimento – um ativo intangível, porém decisivo, para o sucesso nos negócios. É este conhecimento que embasa a criação de novas estratégias, empodera a tomada de decisões e prepara o caminho para a inovação.

Gigantes da indústria automotiva levam isso a sério. Por exemplo, o Grupo Volkswagen investe bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento. O resultado não poderia ser outro: desde 2016 é o que mais vende carros. Segundo dados recentes da consultoria Focus2move, especializada no mercado automotivo global, o grupo lidera com 11,4% de participação nas vendas de automóveis no mundo.

E a importância do investimento em pesquisa também é reconhecida pelo Governo. Noticiou-se recentemente que o ministro da Economia, Paulo Guedes, abordaria alguns temas no Fórum Econômico Mundial. Um dos destaques é a intenção de dobrar o percentual dos investimentos em pesquisa, inovação e desenvolvimento, de 1% do PIB para 2%, até o fim da gestão de Bolsonaro.

Observa-se assim uma relação direta entre investimento em pesquisa, inovação, vantagem competitiva e desenvolvimento. Por isso o investimento em pesquisa é tão essencial para gerar benefícios significativos às organizações.

Não fique para trás

Num mercado em constante transformação, o sucesso ou a liderança podem ser condições temporárias, caso não recebam a devida manutenção. Com isso em mente, é preciso que a empresa se aprimore e inove em diversas frentes: produtos/serviços, processos, modelo de negócio, marketing, atendimento, entre outras.

Para ajudar sua empresa a obter a inteligência competitiva necessária para inovar, vários tipos de pesquisa podem ser realizados a favor do seu negócio. Com a expertise de um instituto de pesquisa como o Instituto PHD ao seu lado, é possível ter acesso a um amplo conhecimento sobre seu mercado, consumidores e concorrentes.

Assim sendo, não fique para trás. Fale conosco e pesquise para inovar!

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

Você sabe a diferença entre SAC e Pesquisa de Satisfação?

Algumas pessoas acreditam que a Pesquisa de Satisfação e as informações recebidas no Serviço de…

5 dias ago

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

2 meses ago

This website uses cookies.