Pesquisas de Opinião para Audiência

5 fatos interessantes sobre a Audiência

A audiência define muitas vezes toda uma tendência cultural que esteja sendo veiculada pela mídia. Compreender a sua dinâmica é fundamental para atrair melhor o seu público e criar diferenciação frente à concorrência.

A audiência nada mais é do que o grupo de indivíduos que têm acesso a um produto midiático – jornal, programa televisivo, revistas, programas de rádio, etc. As pessoas são afetadas pelas mensagens dos meios de comunicação. Há um grande impacto social e cultural por parte da mídia. O comportamento da audiência é um indicador importante para os responsáveis pelos órgãos de comunicação social, em um mercado cada vez mais competitivo.

A pesquisa de opinião e o estudo da audiência, ambos implementados pelos especialistas do Instituto PHD, podem apontar dados poderosos para ampliar a audiência de um determinado produto midiático. A pesquisa pode definir e permitir o aprimoramento da segmentação, por exemplo – sexo, renda, grau de escolaridade, idade, região, preferências gerais, etc.

Fique atento! Em breve vamos falar sobre como utilizar uma pesquisa de opinião para elaborar um mídia kit.

No caso de novos lançamentos – como uma revista, a mudança de um garoto propaganda, valores a serem cobrado nos espaços de publicitários, um programa televisivo de determinado segmento, etc. – é fundamental que haja formas de mensurar a audiência.

 

Fim da audiência de massa?

Entre os teóricos da comunicação, o público sempre foi considerado uma grande massa – grandes grupos de pessoas com interesses e gostos distintos. Se antes as estratégias para o aumento da audiência eram estabelecidas considerando os aspectos deste grande grupo, atualmente a massificação está cada vez mais dando espaço para a segmentação.

Isso passou a ocorrer com a popularização da internet e principalmente das mídias digitais. Agora, com pesquisas específicas e aplicadas, pode-se compreender em detalhes como a população se comporta quanto às ações da mídia, diante do lançamento de um novo produto, como percebe certas informações ou o formato de programas e peças publicitárias. Hoje, há muitos métodos e recursos que ajudam na coleta e análise dos dados e é imprescindível que as empresas de comunicação se adaptem a este novo formato.

 

Respeitando os princípios constitucionais

Parece óbvio que as empresas de comunicação devam respeitar os parâmetros legais e a integridade de direitos de seu público. Contudo, muitas vezes esta preocupação é deixada de lado – e isso se reflete na audiência, nem sempre de forma positiva.

 

Audiência e envolvimento 

Há mercados midiáticos mais competitivos que outros. Na TV, por exemplo, a disputa pela audiência é bastante acirrada. Milhares de reais são gastos para criar atrações que envolvam o expectador, mas que também deem o máximo de visibilidade aos produtos anunciados. Contudo, mesmo com altos investimentos, muitas produções fracassam, não envolvendo o público-alvo.

O envolvimento e a conquista da audiência deve ser algo constante, processual e que alia muito conhecimentos sobre o público – seja no caso da TV ou qualquer outro meio. A pesquisa ainda é o melhor recurso para preparar estratégias consistentes com base em dados significativos. As pesquisas trazem credibilidade aos investidores e patrocinadores que investem e pagam, por exemplo, os programas de TV.

 

Emoção

Especialistas acreditam que a audiência reage emocionalmente a um programa. Todos os conteúdos evocam uma resposta emocional, positiva ou negativa. Mesmo quando os produtos são lógicos e formais, quando requerem um pouco mais de análise e compreensão, ainda assim a reação emocional das pessoas que determina a primeira reação. Neste caso, tanto a pesquisa quantitativa e em especial a qualitativa pode evidenciar detalhes importantes sobre o público e seu comportamento.

 

Audiência e pesquisa aplicada

Não antes na história os consumidores tiveram tantas opções de informação e entretenimento. Isso acelerou a absorção das informações, a preferência do público e a competitividade dos meios.

As pesquisas de audiência requerem muita experiência, metodologias de ponta e continuidade, além de uma ótima condensação dos dados apontados. O Instituto PHD conta com uma equipe especializada e uma metodologia única para analisar os dados e oferecer soluções para você entender sua audiência. Cada meio midiático, assim como cada empresa de comunicação, possui as próprias expectativas e metas.

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Dicas PHD, Pesquisas de Audiência, Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Opinião, Pesquisas Quantitativas

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