Utilizando a Pesquisa de Mercado para tomar decisões

A pesquisa de mercado é uma ferramenta de extrema importância para empresas que buscam desenvolver-se da forma certa. É com ela que o empresário obtém a visão ampla do próximo passo a ser dado rumo ao lucro e sucesso empresarial. Contratar um Pesquisa de Mercado, é a chave para entender a sua concorrência, sua demanda e trabalhar possíveis campanhas de Marketing e lançamentos de novos produtos.

Vamos relembrar aqui dois conceitos importantes para quem busca a expansão de um negócio: Market Share e Estudo de Concorrência.

 

Market Share

Hoje em dia o conceito de Market Share está bem claro para a maioria dos empresários. Sua definição permite identificar o posicionamento de uma marca/ produto em um determinado mercado, bem como ajuda a traçar metas sustentáveis de crescimento.

Market Share é uma metodologia específica de pesquisas de mercado bastante aplicada pelo Instituto PHD.

Temos como exemplo, de acordo com a IDC, Android e IOS foram responsáveis por 96% dos desembarques de Smartphones no primeiro semestre de 2015. Sendo que o market share dos fornecedores foi de: Android (78,0%), iPhone OS (18,3%), Windows Phone (2,7%), Blackberry (0,3%) e o restante de outros fornecedores.

 

Leia mais: O que é Market Share?

 

Estudo de Concorrência

Conhecer sua Concorrência é essencial para ocupar um lugar de referência no mercado. É um dos passos que você deve dar para abocanhar uma fatia maior do mercado, e aumentar o seu Market Share!

Você deve identificar quem realmente são os concorrentes e agir a partir dessa análise. Assim que você identificar seus concorrentes uma pesquisa de mercado pode fornecer informações adicionais. Alguns pontos importantes que esse estudo pode levantar para você diferenciar em relação a concorrência são:

  • Localização
  • Preço
  • Comunicação
  • Produtos ou Serviços com qualidade superior
  • Atendimento personalizado

O grande objetivo da pesquisa de mercado é preparar o empresário para todas as situações que o mercado pode apresentar. Contratar uma empresa especializada  em pesquisa pode se mostrar muito vantajoso quando os dados forem analisados. Tomar decisões erradas em momentos errados pode ser catastrófico.

O Instituto PHD – Empresa de Pesquisas de Mercado pode te ajudar a mapear as reais necessidades do seu público-alvo, identificar seu market share e auxiliar com planos de ação para que você vença eventuais concorrências.

Precisa de ajuda? Entre em contato conosco!

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

1 mês ago

O Instituto PHD não registrou pesquisa eleitoral no município Tracuateua – Pará

O Instituto PHD recentemente tomou conhecimento de uma suposta pesquisa eleitoral de sua autoria no…

6 meses ago

This website uses cookies.