Pesquisa de mercado

Utilizando a Pesquisa de Mercado para tomar decisões

A pesquisa de mercado é uma ferramenta de extrema importância para empresas que buscam desenvolver-se da forma certa. É com ela que o empresário obtém a visão ampla do próximo passo a ser dado rumo ao lucro e sucesso empresarial. Contratar um Pesquisa de Mercado, é a chave para entender a sua concorrência, sua demanda e trabalhar possíveis campanhas de Marketing e lançamentos de novos produtos.

Vamos relembrar aqui dois conceitos importantes para quem busca a expansão de um negócio: Market Share e Estudo de Concorrência.

 

Market Share

Hoje em dia o conceito de Market Share está bem claro para a maioria dos empresários. Sua definição permite identificar o posicionamento de uma marca/ produto em um determinado mercado, bem como ajuda a traçar metas sustentáveis de crescimento.

Market Share é uma metodologia específica de pesquisas de mercado bastante aplicada pelo Instituto PHD.

Temos como exemplo, de acordo com a IDC, Android e IOS foram responsáveis por 96% dos desembarques de Smartphones no primeiro semestre de 2015. Sendo que o market share dos fornecedores foi de: Android (78,0%), iPhone OS (18,3%), Windows Phone (2,7%), Blackberry (0,3%) e o restante de outros fornecedores.

 

Leia mais: O que é Market Share?

 

Estudo de Concorrência

Conhecer sua Concorrência é essencial para ocupar um lugar de referência no mercado. É um dos passos que você deve dar para abocanhar uma fatia maior do mercado, e aumentar o seu Market Share!

Você deve identificar quem realmente são os concorrentes e agir a partir dessa análise. Assim que você identificar seus concorrentes uma pesquisa de mercado pode fornecer informações adicionais. Alguns pontos importantes que esse estudo pode levantar para você diferenciar em relação a concorrência são:

  • Localização
  • Preço
  • Comunicação
  • Produtos ou Serviços com qualidade superior
  • Atendimento personalizado

O grande objetivo da pesquisa de mercado é preparar o empresário para todas as situações que o mercado pode apresentar. Contratar uma empresa especializada  em pesquisa pode se mostrar muito vantajoso quando os dados forem analisados. Tomar decisões erradas em momentos errados pode ser catastrófico.

O Instituto PHD – Empresa de Pesquisas de Mercado pode te ajudar a mapear as reais necessidades do seu público-alvo, identificar seu market share e auxiliar com planos de ação para que você vença eventuais concorrências.

Precisa de ajuda? Entre em contato conosco!

Confira também outros artigos do nosso blog :)

O que é 5W2H?

O que é 5W2H?

Empresas que investem em pesquisas, como as de mercado e satisfação, estão preparando o caminho para o seu crescimento. Todavia, não há sucesso sem mudança

Leia Mais »

Categorias

Cliente Misterioso/Oculto, Empreendedorismo, Market Share, Pesquisas de Mercado

Compartilhe:

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?