Pesquisas VirtuaisTal como na maioria dos setores da sociedade, a internet também é utilizada como aliada na hora do levantamento de dados de pesquisas de opinião. Algumas das apurações que eram feitas antigamente através de cartas ganharam velocidade ao começar a serem feitas com a ajuda do e-mail e de outras ferramentas que garantem resultados muito mais abrangentes. Mas nem tudo é vantagem em pesquisas virtuais. E hoje, O blog do Instituto PHD vai mostrar os prós e contras deste tipo de pesquisa.

O termo pesquisas virtuais se refere a quaisquer levantamentos que são feitos através de ferramentas de informática. Ou seja, todas as pesquisas que são feitas através de e-mail, Messenger, Skype ou redes sociais se referem a pesquisas virtuais. Obviamente esta modalidade tem ganhado força nos últimos quinze anos, sendo utilizada em conjunto com as pesquisas presenciais e está aos poucos substituindo as pesquisas por telefone e por cartas.

Vantagens da pesquisa virtual: As vantagens operacionais das pesquisas feitas pela internet são notórias. Além da economia do custo com telefone, deslocamento e logística, a pesquisa pela web garante muito mais velocidade. Além disso, a facilidade de responder um e-mail pode aumentar o acesso ao público-alvo, posto que, teoricamente, o entrevistado pode responder a pesquisa a qualquer hora e em qualquer lugar. Para os pesquisados também se apresentou uma vantagem, já que muitas pesquisas virtuais oferecem brindes para as pessoas que a respondem.

Em relação às pesquisas feitas pessoalmente, as pesquisas virtuais também apresentam algumas vantagens. A principal é em relação à garantia de anonimato. Quando se faz levantamentos frente a frente, muito entrevistados não se sentem à vontade para responder perguntas mais delicadas, como por exemplo, em relação ao clima organizacional de uma empresa. As pesquisas virtuais garantem uma liberdade para as pessoas se expressarem como quiserem.

Desvantagens da pesquisa virtual: Se por um lado as pesquisas através de formulários na internet garantem velocidade ao processo, por outro exige alguns cuidados especiais para não distorcer os resultados de uma pesquisa. O principal problema acontece em relação à definição da população da pesquisa. Isto acontece principalmente porque o uso da internet é um fator que deve ser levado em conta na hora da apuração de algumas pesquisas. Outro fator importante é a adesão: por se tratar de algo fácil de “se livrar”, os entrevistados podem simplesmente deletar o e-mail, ou esquecer de responder, o que faz com que pesquisas do tipo Web Survey tenham o menor índice de retorno do mercado.

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Exemplo: uma empresa que deseja saber se o melhor é investir no conteúdo web ou em outra forma de mídia. Ela não pode fazer uma pesquisa virtual, porque as chances são de que o resultado sofra distorções a favor da internet. Neste caso, é melhor usar a pesquisa tradicional. Além disso, também deve ter cuidado com o perfil das pessoas que estão respondendo os questionários. Algumas perguntas devem ser colocadas na pesquisa apenas para saber se o entrevistado está mentindo sobre algo.

Tal qual nas pesquisas de opinião pública tradicionais, as pesquisas virtuais também exigem uma boa apuração de dados e uma metodologia que se enquadre no perfil da pesquisa. Se você quiser mais informações á respeito das pesquisas virtuais, entre em contato com o Instituto PHD.

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