Muitos gestores ainda se confundem sobre os objetivos das pesquisas qualitativa e quantitativa. São dois tipos distintos de pesquisas, que podem muitas vezes se complementarem. A diferença está na abordagem de cada um dos métodos, no objetivo, na amostra e em alguns outros aspectos. Entenda estes dois tipos de pesquisa e escolha a melhor solução para a sua empresa!

 

Qual a diferença entre Qualitativa e Quantitativa?

Antes de aprofundarmos o tema, acredito que você esteja curioso para entender, resumidamente, a diferença entre pesquisas qualitativas e pesquisas quantitativas, certo?

Diferença entre Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa:

Pesquisas Quantitativas são desenhadas para obtenção de resultados e interpretações com validade estatística. São estudos que levam em consideração informações majoritariamente numéricas. Em contrapartida, as Pesquisas Qualitativas são planejadas para obtenção de sentimentos e percepções do público-alvo, e não têm pretenção de levantamento de números e proporções. O Instituto PHD utiliza a pesquisa qualitativa como poderosa ferramenta para aprofundar as opiniões do público-alvo, levando ao melhor entendimento sobre o tema em questão.

Se ainda não ficou claro, te convido a aprofundar um pouco mais sobre pesquisas qualitativas e pesquisas quantitativas, vamos lá?

 

Pesquisa Qualitativa

A pesquisa qualitativa está mais relacionada no levantamento de dados sobre as motivações de um grupo (sentimentos e percepções), em compreender e interpretar determinados comportamentos, a opinião e as expectativas dos indivíduos de uma população.

É exploratória, portanto não tem o intuito de obter números como resultados, mas insights – muitas vezes imprevisíveis que possam nos indicar o caminho para tomada de decisão correta sobre uma questão-problema. Os recursos mais usados na pesquisa qualitativa são as entrevistas  em profundidade, observação em campo (observar o comportamento do consumidor, por exemplo), e o bastante conhecido Focus Group.

A pesquisa qualitativa é ótima para aprofundar conhecimentos já quantificados ou quando deseja-se criar uma base de conhecimentos para só depois quantificá-los. Neste tipo de pesquisa, a atuação de um especialista é outra característica fundamental para lapidar o grande volume de informação bruta recebida e interpretar da melhor maneira possível. Normalmente trabalhamos com grupos de 8 a 12 pessoas do público-alvo de interesse.

A pesquisa qualitativa é indicada quando há a necessidade, por exemplo, de entender a percepção do cliente quanto a um novo produto, compreender a escolha de voto dos eleitores, analisar o modo de trabalho da concorrência, indicar as melhores ações para uma campanha de marketing, etc.

 

Algumas das principais aplicações de pesquisas qualitativas são: pesquisa para apresentação de conceitos de um novo produto/ serviço, investigação profunda de insatisfação dos clientes e entendimento da aceitação/ rejeição de um candidato político perante seus eleitores.
 

 

Pesquisa quantitativa

Já a pesquisa quantitativa –  talvez a mais comum no mercado, prioriza apontar numericamente a frequência/ proporção dos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo, ou população. Estas medidas são precisas e podem ser úteis para decisões mais acertadas.

Os meios de coleta de dados são estruturados, e entre eles estão a entrevista individual e os questionários (on-line, de autopreenchimento, por telefone, presencial, etc.), e muitos outros recursos, sempre com perguntas objetivas e muito claras. Neste caso, as ferramentas estatísticas devem ser aplicadas com rigor para que haja a confiabilidade necessária para, através da amostra, inferirmos resultados sobre a população de interesse.

 

Como exemplo de Pesquisa Quantitativa, podemos citar: a pesquisas de intenção de votos, pesquisas de Market share, pesquisas de sensibilidade de preços, dentre outras.

Conheça um pouco mais sobre pesquisas quantitativas e pesquisas qualitativas!

Soluções do Instituto PHD

Se você ainda não identificou qual o tipo de pesquisa mais adequado para a sua empresa ou para os seus objetivos, é muito importante conversar com os especialistas para conferir quais as vantagens destas metodologias e quais os possíveis desdobramentos que este serviço pode oferecer.

O Instituto PHD é referência nacional em pesquisas qualitativas e quantitativas, para empresas, pessoas e entidades públicas, mídias, etc. A sua equipe é composta por especialistas de diferentes áreas, capazes de fazer o levantamento de suas necessidades de forma imparcial e assertiva.

Do briefing à apresentação dos relatórios com os dados que motivarão as novas estratégias e tomada de decisão, o Instituto PHD oferece as melhores soluções em pesquisas, para que o seu negócio tenha diferenciais estratégicos diante da concorrência.

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