Também conhecida como sondagem, a pesquisa de opinião é um levantamento estatístico, normalmente realizado através de uma amostra específica de um determinado público-alvo. Ela indica as opiniões de uma determinada população analisada, através de perguntas para uma fatia deste grupo e extrapolando as respostas para um grupo maior dentro do intervalo de confiança.
Há décadas, as pesquisas de opinião são bem conhecidas e utilizadas para diversos fins. Podem apontar informações sobre produtos e serviços utilizados pelo público, as opiniões das pessoas sobre os candidatos às eleições, a forma como um grupo vê uma marca ou negócio, a aceitação de um novo produto, a opinião sobre assuntos diversos que fazem parte do cotidiano de um país ou localidade, e muito mais.
A pesquisa de opinião é uma forma de saber o que as pessoas com um perfil definido pensam e se comportam. Não há limites para a sua abrangência e hoje as técnicas e metodologias são avançadas e imparciais. Qualquer temática pode ser explorada em um projeto de pesquisa de opinião – de temas polêmicos às situações cotidianas. Frequentemente, empresas, instituições públicas e privadas, ONGs e empreendedores de todos os gêneros utilizam a pesquisa de opinião como recurso de Pesquisas Eleitorais, Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Satisfação, entre outras.
Entre as suas principais vantagens, de forma resumida, podemos citar:
Conheça mais aplicações das pesquisas de opinião conduzidas pelo Instituto PHD!
O leque é bastante extenso para o uso da pesquisa de opinião. Se a sua empresa criou um novo produto no segmento de alimentos, por exemplo, pode querer saber a opinião do público sobre o sabor, embalagem e praticidade do produto, por exemplo. Cada cliente determina a necessidade da pesquisa de opinião e seus objetivos. É uma ferramenta perfeita para quem quer tomar decisões mais assertivas sobre o seu próprio negócio. É também uma forma de garantir a segurança na tomada de decisão, principalmente quando há riscos envolvidos.
A pesquisa de opinião pode ser realizada antes, durante ou depois do estabelecimento de uma estratégia de mercado. Antes, a pesquisa poderá definir melhor as questões a serem atendidas por sua estratégia. Durante, é possível reajustar certas ações e posicionamento de forma mais acertada. Depois, poderá apontar falhas e brechas e estabelecer justificativas para ações futuras.
Como já comentamos por aqui, as pesquisas de opinião são bastante amplas, e englobam uma grande gama de metodologias e objetivos distintos. Para exemplificar, podemos citar alguns:
O Instituto PHD é referência em pesquisa de opinião aplicada a diferentes situações. Com o auxílio de profissionais amplamente capacitados e de diferentes áreas, utiliza métodos próprios e exclusivos para garantir que os dados sejam relevantes e bem compreendidos quando aplicados às suas estratégias. A opinião do público é fundamental em qualquer situação – ainda mais diante de um mercado tão concorrido e acelerado. Entre em contato com o Instituto PHD e conheça a melhor forma de identificar a opinião do seu público.
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