A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incentiva as operadoras de planos de saúde a realizarem anualmente a Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde, prevista no Programa de Qualificação de Operadoras (PQO), que depois é divulgada no relatório do Índice de Desempenho das Operadoras, disponível no site da Agência. Por meio de indicadores específicos, mede-se o grau de satisfação dos usuários de planos de saúde, pontuando e comparando assim as operadoras que comercializam esses planos.
Embora a participação seja voluntária, realizar periodicamente esta pesquisa de satisfação é uma ação estratégica para as operadoras monitorarem as exigências crescentes dos beneficiários dos planos de saúde, ajudando-as a se manterem competitivas e com um padrão de atendimento satisfatório. Contudo, para ter validade, ela precisa ser aplicada segundo as diretrizes previstas no documento técnico elaborado pela ANS, que possibilita a pontuação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).
E para a pesquisa que será publicada em 2021, relativa ao ano de 2020, temos mudanças. A ANS atualizou as fichas técnicas dos indicadores do PQO para o IDSS. Conforme a notícia, o objetivo é trazer mais clareza, transparência e um melhor entendimento sobre questões operacionais para cálculo dos indicadores. Confira a seguir o que mudou.
Os indicadores do ano-base anterior foram mantidos em sua essência. As principais atualizações realizadas nas fichas do IDSS ano-base 2020 foram:
Confira a seguir um breve checklist contendo os pré-requisitos necessários para a realização da pesquisa da ANS, que devem ser cumpridos pelas operadoras de planos de saúde:
De preferência, um instituto de pesquisa certificado e experiente como o Instituto PHD. Por quê? Porque as operadoras de planos de saúde têm um prazo para aplicar, divulgar e informar à ANS os resultados desta pesquisa de satisfação, bem como uma metodologia e várias regras a seguir. Sem ajuda especializada, corre-se o risco de realizar uma pesquisa de satisfação sem valor para a ANS nem utilidade para a sua empresa.
Como informado, a pesquisa de satisfação da ANS precisa seguir uma série de diretrizes que podem variar a cada ano-base da vigência. Para que se mantenha informado e tenha a pesquisa realizada com segurança de cumprimento de todas as obrigatoriedades, entre em contato com os consultores do Instituto PHD!
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