40% das empresas, na região metropolitana Campinas, fecham as portas antes de completarem 5 anos no mercado.
Os dados são do Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) que foram publicados no jornal campineiro Correio Popular e mostram que mais de 40 em 100 novos empreendimentos montados na região não dão certo.
Os motivos que as empresas dão pelo fracasso são problemas financeiros (40%), falta de planejamento e administração (35%), falta de resultados (15%) e a alta concorrência do mercado (10%).
De acordo com Carlos Serra, consultor de gestão financeira, é muito comum encontrarmos empresas com grande potencial, com ótimo produto, bom atendimento aos clientes e que investiram em algo que está em expansão no mercado, porém que não tem uma gestão financeira sólida.
Você sabia um bom planejamento empresarial passa por pesquisas de mercado, e que pesquisas de satisfação podem salvar um negócio?
José Carlos Cavalcante, gerente regional do Sebrae em Campinas, aponta que um dos principais problemas que influenciam no fracasso das novas empresas é a falta de capacitação do empresário que tem como função desenvolver o perfil empreendedor no indivíduo para que seu novo negócio tenha reais chances de sobreviver.
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