Pesquisas de satisfação de funcionários e clientes são indispensáveis para empresas de quaisquer setores. Contudo, há diferentes metodologias que podem ser aplicadas, dependendo, é claro, dos objetivos que se pretende alcançar.

Saber o que um cliente pensa e deseja é o primeiro passo para se conseguir sucesso nos negócios. Afinal, como você vai querer conquistar o público com os seus produtos e serviços se não há possibilidade de saber se eles estão satisfeitos com a sua marca? Para conseguir descobrir de fato quais são as ações que a sua empresa tem de tomar, é de suma importância realizar as pesquisas de satisfação. Mas antes de tudo, vamos explicar o que é uma pesquisa de satisfação.

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O que é pesquisa de satisfação?


Pesquisa de satisfação
é um levantamento estatístico desenvolvido para as empresas e prestadores de serviços saberem o quanto os clientes estão aprovando os produtos e serviços oferecidos por elas, com foco na obtenção de informações para melhoria contínua. É uma pesquisa relativamente simples, porém extremamente poderosa: normalmente as perguntas estão relacionadas com o nível de satisfação do produto. Isto é feito através de notas (0 a 10, 1 a 5 etc) ou respostas objetivas (sim ou não) e escalas de satisfação (Muito Insatisfeito, Insatisfeito, Regular, Satisfeito, Muito Satisfeito). No fim das pesquisas há espaço para informações adicionais.

Pesquisas de Satisfação – Metodologias

 

Como funcionam as pesquisas de satisfação?

O Instituto PHD – Empresa de Pesquisas de Satisfação preparou uma pequeno roteiro pra você entender os simples passos que você deve saber sobre a contratação de uma pesquisa de satisfação de clientes, funcionários, feedback, etc. São apenas 4 passos, o restante é por conta de nossos consultores:

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A importância das pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação auxiliam na hora de se pensar em mudanças nos produtos e na avaliação dos serviços oferecidos. Afinal, verificar apenas o aumento ou decréscimo de vendas pode não significar que os clientes estão satisfeitos com os produtos. E melhor ainda, ter em mãos os resultados de pesquisas de satisfação ajuda a corrigir eventuais erros que poderiam derrubar o índice de vendas de produtos. As pesquisas de satisfação têm influência na forma que o produto é oferecido, na faixa de preço que ele é comercializado, em mudanças estéticas (tamanho, quantidade e outros) e também no lançamento de outros produtos. Os resultados das pesquisas de satisfação ajudam a minimizar as chances de erros em produtos. Vejam alguns exemplos hipotéticos dos usos das pesquisas de satisfação:

  • prestadoras de serviço podem avaliar a satisfação global de seus clientes desde o oferecimento do produto (setor comercial) até o atendimento técnico e de suporte (pós-vendas);
  • uma empresa que vende determinado produto pode verificar se o tamanho das embalagens ou a apresentação é satisfatória para os clientes. No caso de uma resposta negativa, pode tomar ações imediatas;
  • uma empresa prestadora de serviços pode ter uma avaliação se os funcionários (tanto prestadores de serviço como no call center) estão atendendo da forma correta os clientes. Uma insatisfação pode gerar novas orientações de atendimento ou mesmo troca de funcionários;
  • quando uma empresa vai lançar um novo produto, ela já vai ter informações em relação aos maiores trunfos e defeitos da versão anterior deste produto. Isto pode ajudar a melhorar o produto lançado.

Como vocês puderam ver, há muitas aplicações para as pesquisas de satisfação de clientes. São questões simples, mas que você só resolverá através de uma pesquisa de satisfação! Toda empresa que deseja melhorar (e conquistar mais clientes) precisa estar atenta para o que as pessoas pensam delas. E isto é possível com esta categoria de pesquisa.

Se você quiser saber mais sobre as pesquisas de satisfação do cliente, converse com o Instituto PHD.

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