Pesquisas e Jornalismo: como os números ajudam nas notícias

Quando se pensa em alguma pesquisa, a primeira coisa que vem a mente na cabeça da maioria das pessoas é algum levantamento que já acabou saindo na mídia. Seja uma pesquisa eleitoral, uma pesquisa de opinião pública ou testes qualitativos feito com um grupo de pessoas. Este tipo de atividade sempre ajuda a explicar porque o mundo funciona do jeito que funciona. Por isso, quem trabalha na produção de conteúdo sempre conta com pesquisas como aliada.

Quando vão produzir uma reportagem, procurar uma pauta ou tentar entender o funcionamento do que acontece no mundo, os jornalistas sempre buscam algum número ou estudo para dar credibilidade às informações. E neste trabalho os levantamentos feitos por institutos ajudam e muito na construção de matérias em jornais, revistas, TV e internet. Hoje nós vamos mostrar como as pesquisas ajudam nas notícias que acompanhamos todos os dias.

Alguns tipos de pesquisas que viram notícias

Pesquisa eleitoral: com certeza é o tipo de pesquisa mais explorado pela mídia. Quando se chega ao período eleitoral, as pesquisas de intenção de voto são sempre divulgadas pelos jornais, revistas e TV. Em alguns períodos, as atualizações chegam a ser diárias. Claro que por trás do que é divulgado na mídia, há sempre um instituto de pesquisas trabalhando para ver como o eleitorado está se comportando em relação a intenção de votos.

Pesquisas de opinião pública: pesquisas de opinião do público em relação a temas polêmicos também são utilizadas em notícias. Periodicamente, podem ser vistas notícias que falam sobre levantamento feitos com as pessoas em relação a assuntos como aborto, virgindade e outras discussões. Amenidades como “Para qual time você torce?” também acabam virando notícias. Neste sentido, os números acabam dando subterfúgio para a criação de conteúdo.

Como os institutos de pesquisa trabalham nas notícias

Como dito antes, as TVs, jornais e revistas não tem como cuidar do processo da criação de notícias. Por isso, acabam encomendando as pesquisas (sejam eleitorais ou de opinião pública) para institutos de pesquisa. Salvo casos como o Vox Populi (instituto do jornal O Estado de S.Paulo) e o Datafolha (da Folha de S.Paulo), os órgãos de mídia recorrem a institutos. No próprio site do Instituto PHD é possível ver alguns exemplos de pautas que acabaram saindo de encomendas para o Instituto de Pesquisas. Para isso, o Instituto PHD desenvolveu um produto especializado, chamado Flash PHD, focado em informações rápidas para mídias impressas.

Como vocês puderam ver na postagem de hoje, as pesquisas são uma ferramenta muito útil para jornalistas e os institutos de pesquisas ajudam muito na hora de explicar como funcionam os fatos. Se você quiser saber mais detalhes sobre pesquisas e criação de notícias, entre em contato com o Instituto PHD.

 

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

Você sabe a diferença entre SAC e Pesquisa de Satisfação?

Algumas pessoas acreditam que a Pesquisa de Satisfação e as informações recebidas no Serviço de…

3 dias ago

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

1 mês ago

This website uses cookies.