Pesquisas para Mídias Impressas

Pesquisas e Jornalismo: como os números ajudam nas notícias

Quando se pensa em alguma pesquisa, a primeira coisa que vem a mente na cabeça da maioria das pessoas é algum levantamento que já acabou saindo na mídia. Seja uma pesquisa eleitoral, uma pesquisa de opinião pública ou testes qualitativos feito com um grupo de pessoas. Este tipo de atividade sempre ajuda a explicar porque o mundo funciona do jeito que funciona. Por isso, quem trabalha na produção de conteúdo sempre conta com pesquisas como aliada.

Quando vão produzir uma reportagem, procurar uma pauta ou tentar entender o funcionamento do que acontece no mundo, os jornalistas sempre buscam algum número ou estudo para dar credibilidade às informações. E neste trabalho os levantamentos feitos por institutos ajudam e muito na construção de matérias em jornais, revistas, TV e internet. Hoje nós vamos mostrar como as pesquisas ajudam nas notícias que acompanhamos todos os dias.

Pesquisas para Mídias Impressas

Alguns tipos de pesquisas que viram notícias

Pesquisa eleitoral: com certeza é o tipo de pesquisa mais explorado pela mídia. Quando se chega ao período eleitoral, as pesquisas de intenção de voto são sempre divulgadas pelos jornais, revistas e TV. Em alguns períodos, as atualizações chegam a ser diárias. Claro que por trás do que é divulgado na mídia, há sempre um instituto de pesquisas trabalhando para ver como o eleitorado está se comportando em relação a intenção de votos.

Pesquisas de opinião pública: pesquisas de opinião do público em relação a temas polêmicos também são utilizadas em notícias. Periodicamente, podem ser vistas notícias que falam sobre levantamento feitos com as pessoas em relação a assuntos como aborto, virgindade e outras discussões. Amenidades como “Para qual time você torce?” também acabam virando notícias. Neste sentido, os números acabam dando subterfúgio para a criação de conteúdo.

Como os institutos de pesquisa trabalham nas notícias

Como dito antes, as TVs, jornais e revistas não tem como cuidar do processo da criação de notícias. Por isso, acabam encomendando as pesquisas (sejam eleitorais ou de opinião pública) para institutos de pesquisa. Salvo casos como o Vox Populi (instituto do jornal O Estado de S.Paulo) e o Datafolha (da Folha de S.Paulo), os órgãos de mídia recorrem a institutos. No próprio site do Instituto PHD é possível ver alguns exemplos de pautas que acabaram saindo de encomendas para o Instituto de Pesquisas. Para isso, o Instituto PHD desenvolveu um produto especializado, chamado Flash PHD, focado em informações rápidas para mídias impressas.

Como vocês puderam ver na postagem de hoje, as pesquisas são uma ferramenta muito útil para jornalistas e os institutos de pesquisas ajudam muito na hora de explicar como funcionam os fatos. Se você quiser saber mais detalhes sobre pesquisas e criação de notícias, entre em contato com o Instituto PHD.

 

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Mídias Impressas, Pesquisas Eleitorais, Pesquisas Qualitativas, Pesquisas Quantitativas

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ISAUL FRANCISCO DE OLIVEIRA

gostaria de receber pesquisa oficiais da eleição 2012 de meu Município, de são simão goias obrigado

antônio geraldo da silva
11 anos atrás

eu gostaria de receber o resultado oficial de uma pesquisa eleitoral com o desempenho dos candidatos de minha cidade são simão goiás

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
11 anos atrás

Olá Antônio!

O Instituto PHD ainda não realizou pesquisas no seu município.
Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco e solicitar o estudo.

antônio geraldo da silva
11 anos atrás

gostaria de receber noticias sobre o assunto mais comentado hoje que a politica

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?