A pesquisa eleitoral pode contribuir significativamente para a elaboração da imagem do candidato frente ao seu público e nas estratégias de marketing da campanha. Mesmo não estando em processo eleitoral, a imagem certa deve ser coerente com as suas ações fora do período de eleição. Veja agora como a pesquisa aplicada pode contribuir com o Marketing Eleitoral.
Você lembra quando Obama se candidatou pela primeira vez à presidência dos Estados Unidos? Fez uso de pesquisas aplicadas para encontrar um meio termo entre o seu jeito de ser e as expectativas do público para o seu ideal de presidente. Isso fez com que engajasse a população a fazer doações, mostrando-se um homem simples, direto, moderno e com ações práticas – uma ótima opção de candidato… tanto que obteve sucesso e se reelegeu tempos depois.
Podemos dizer que a sua vitória não foi por acaso: esforços em buscar uma estratégia de marketing alinhada aos anseios do público começaram anos antes de seu projeto de candidatura. E para isso, foram aplicados diferentes tipos de pesquisa, seja qualitativos ou quantitativos, neste processo.
O marketing engajado, conforme afirmam os especialistas, deve fazer a diferença nas próximas eleições. Há um clima de incertezas e expectativas de mudanças em todo o país e quem oferecer uma postura mais engajada deve sair na frente.
Outro aspecto que precisa ser diferenciado no âmbito político é a diferença entre marketing político e marketing eleitoral. O marketing político implica em todas as ações e estratégias para adequar o candidato ao seu eleitorado, formando uma imagem sólida e em longo prazo. Deve ter o eleitor como “cliente”, conhecer a fundo o seu perfil e os seus anseios.
Já o marketing eleitoral, busca subsídios para uma imagem em curto prazo, muitas vezes em caráter de urgência – são ações comuns durante a disputa propriamente dita. Veja que em ambos os casos, as pesquisas sobre o eleitor são essenciais.
Estes processos trabalham em continuidade, e ajudam na elaboração da imagem política do candidato, para que este seja conhecido e creditado pelo maior número de pessoas. Mas divulgação em excesso e a falta de divulgação nos momentos precisos podem complicar o seu relacionamento com o público. A pesquisa aplicada também pode evidenciar os períodos adequados de exposição, bem como os meios de comunicação mais assertivos.
Veja algumas etapas essenciais para qualquer estratégia de marketing frente ao público:
Você pôde perceber que a imagem, mesmo sendo uma construção de marketing, deve estar integrada com a realidade. A maior crítica dos eleitores atualmente é ter uma imensidão de candidatos que “parecem, mas não são”. É importante lembrar que, independentemente dos resultados das eleições, o marketing político (e, por consequência, o marketing eleitoral) devem ser contínuos e com estratégias de pesquisa sempre atualizadas para fornecer o maior número possível de informações sobre os eleitores e sobre a sociedade como um todo, e devem servir para que haja de fato melhorias pelas ações políticas do eleito.
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