Marketing eleitoral

A pesquisa eleitoral pode contribuir significativamente para a elaboração da imagem do candidato frente ao seu público e nas estratégias de marketing da campanha. Mesmo não estando em processo eleitoral, a imagem certa deve ser coerente com as suas ações fora do período de eleição. Veja agora como a pesquisa aplicada pode contribuir com o Marketing Eleitoral.

Você lembra quando Obama se candidatou pela primeira vez à presidência dos Estados Unidos? Fez uso de pesquisas aplicadas para encontrar um meio termo entre o seu jeito de ser e as expectativas do público para o seu ideal de presidente. Isso fez com que engajasse a população a fazer doações, mostrando-se um homem simples, direto, moderno e com ações práticas – uma ótima opção de candidato… tanto que obteve sucesso e se reelegeu tempos depois.

Podemos dizer que a sua vitória não foi por acaso: esforços em buscar uma estratégia de marketing alinhada aos anseios do público começaram anos antes de seu projeto de candidatura. E para isso, foram aplicados diferentes tipos de pesquisa, seja qualitativos ou quantitativos, neste processo.

O marketing engajado, conforme afirmam os especialistas, deve fazer a diferença nas próximas eleições. Há um clima de incertezas e expectativas de mudanças em todo o país e quem oferecer uma postura mais engajada deve sair na frente.

Instituto de Pesquisas Eleitorais PHD

Marketing Político e Marketing Eleitoral

Outro aspecto que precisa ser diferenciado no âmbito político é a diferença entre marketing político e marketing eleitoral. O marketing político implica em todas as ações e estratégias para adequar o candidato ao seu eleitorado, formando uma imagem sólida e em longo prazo. Deve ter o eleitor como “cliente”, conhecer a fundo o seu perfil e os seus anseios.

Já o marketing eleitoral, busca subsídios para uma imagem em curto prazo, muitas vezes em caráter de urgência – são ações comuns durante a disputa propriamente dita. Veja que em ambos os casos, as pesquisas sobre o eleitor são essenciais.

Estes processos trabalham em continuidade, e ajudam na elaboração da imagem política do candidato, para que este seja conhecido e creditado pelo maior número de pessoas. Mas divulgação em excesso e a falta de divulgação nos momentos precisos podem complicar o seu relacionamento com o público. A pesquisa aplicada também pode evidenciar os períodos adequados de exposição, bem como os meios de comunicação mais assertivos.

 

Marketing PolíticoPasso a passo do Marketing Eleitoral e Político

Veja algumas etapas essenciais para qualquer estratégia de marketing frente ao público:

 

  • Utilize a pesquisa para conhecer a fundo os eleitores, abrindo mão dos “achismos” e das pesquisas superficiais. Além de ter o perfil alinhado com os anseios da população, deve conhecer também os seus adversários, para propor uma imagem mais adequada.
  • As falhas podem ser expostas como virtudes e os aspectos positivos devem ser ressaltados. As suas ideias devem ser desenvolvidas em um planejamento estratégico e devem ser veiculadas durante o período precedente o das eleições. Isso porque o eleitor sempre associará o candidato à continuidade ou mudança. A sua imagem deve transmitir estes movimentos.
  • Lembre-se de que faz diferença as estratégias de marketing que primam pela verdade e transparência e que tenham a ver de fato com o perfil do candidato. Não se trata de fazer propaganda, simplesmente. Outro detalhe importante é estar alinhado com aquilo que o partido representa.
  • Ao definir o seu público, é possível definir também a linguagem, que deve ser clara e objetiva para atingir o maior número de pessoas.

Você pôde perceber que a imagem, mesmo sendo uma construção de marketing, deve estar integrada com a realidade. A maior crítica dos eleitores atualmente é ter uma imensidão de candidatos que “parecem, mas não são”. É importante lembrar que, independentemente dos resultados das eleições, o marketing político (e, por consequência, o marketing eleitoral) devem ser contínuos e com estratégias de pesquisa sempre atualizadas para fornecer o maior número possível de informações sobre os eleitores e sobre a sociedade como um todo, e devem servir para que haja de fato melhorias pelas ações políticas do eleito.

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