Como todos já sabem, as Eleições 2020 tiveram algumas alterações importantes nas datas. Se você segue o Instagram oficial do Instituto PHD, recebeu um resumo informativo sobre estas questões. Recentemente, também, divulgamos por aqui as principais datas que você deve se atentar. Em suma, para o período em que estamos, temos as seguintes atualizações:

 

Gostaria, porém, de trazer a atenção mais especificamente para o período em que estamos hoje: CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS.

Período Pré e Pós Convenções. Qual a diferença?

 

Período pré e pós convenções partidárias são dois mundos completamente distintos, quando pensamos estrategicamente sua campanha:

 

1 – ANTES das convenções partidárias (ocorrem de 31 de Agosto até 16 de Setembro de 2020), o foco dos consultores do Instituto PHD sempre foi na determinação dos candidatos mais competitivos, aqueles que, sem campanha ativa, têm mais chances de obter sucesso nas urnas. É muito importante que os partidos tenham um ponto de partida competitivo, para que a campanha seja otimizada em termos de trabalho e recursos financeiros.

É trabalho do Instituto PHD, também, auxiliar na escolha dos melhores vices e apoiadores. Nosso desafio aqui é de determinar quais são as chapas que “fazem sentido” efetivamente, fugindo sempre de composições forçadas, e que tendem a agregar rejeição à todos. 

Dentre diversos pontos estratégicos, iniciamos uma medição de tendência da corrida eleitoral e, mais importante ainda, como estão dispostos os campos políticos extremamente importantes: situação versus oposição. Note que, aqui, não estamos muito preocupados com a intenção de votos, sempre muito volátil. Nossa preocupação é, acima de tudo, em potenciais máximos de votos.

 

2 – APÓS as convenções partidárias (finalizadas em 16 de Setembro de 2020), contrário ao que pensamos no período pré-convenções, precisamos sim começar a analisar mais profundamente a intenção de votos. Com a proximidade das campanhas, a tendência é de que as coisas comecem a se definir com uma velocidade grande.

É de extrema importância que você saiba o que está acontecendo com sua campanha. Você precisa de números confiáveis para direcionar estrategicamente suas ações. Sua primeira pesquisa deve ocorrer imediatamente no fim das convenções, para marcarem o início efetivo de sua campanha.

Neste período, começaremos medir o que chamamos de “voto consolidado”, ou seja, qual o percentual efetivo de eleitores que realmente vão votar no candidato, independentemente do que aconteça. Igualmente importante, é o levantamento do que chamamos de “voto flutuante”, aquele que ainda pode ser mudado com mais facilidade. 

  • Será que sua chapa está funcionando?
  • Será que temos oportunidades especiais em uma região?
  • Oportunidade em um perfil de idade?
  • Oportunidade um perfil de renda?
  • QUAIS SÃO OS VERDADEIROS TEMAS DE CAMPANHA QUE PRECISO USAR?

De modo bastante simples e direto, este é o período em que não temos tempo para errar, e começaremos a colher os frutos de uma pré-campanha bem consolidada. 

 

Bônus: como serão as eleições em tempos de COVID-19?

 

Como você já sabe, e comentamos aqui no Blog do Instituto PHD, O TSE suspendeu a biometria nas eleições de 2020, considerando a recomendação apresentada por infectologistas que prestam consultoria sanitária para as eleições municipais. Decidiu-se que a leitura das digitais será excluída desta vez para evitar filas e aglomerações, tendo em vista o risco de contágio por covid-19.

O que não sabemos, porém, é como os eleitores se sentem em relação à isso: será que estão confortáveis em sair de casa para votar? Será que os ditos “perfis de risco” se sentem seguros em se dirigir à zona eleitoral para efetuar seu voto?

Estamos diante de uma situação totalmente nova, sem precedentes, e o Instituto PHD está a postos para medir o impacto desta variável, buscando entender – além da intenção de votos – qual o real impacto do COVID-19 no momento final das eleições, que é a confirmação do voto.

 

Com metodologias especialmente desenvolvidas para este momento, você pode contar com o Instituto PHD, que se compromete em continuar auxiliando com qualidade estatística sua tomada de decisões, para que seus planos das Eleições 2020 continuem e, de forma mais segura possível!

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

Você sabe a diferença entre SAC e Pesquisa de Satisfação?

Algumas pessoas acreditam que a Pesquisa de Satisfação e as informações recebidas no Serviço de…

4 dias ago

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

1 mês ago

This website uses cookies.