Instituto PHD aplica pesquisa Top of Mind para jornais de Vinhedo

O Instituto de Pesquisas PHD realizou no mês de setembro uma pesquisa no município de Vinhedo. O estudo foi feito para um dos maiores jornais da região que tinha o objetivo de fazer algumas reformas em sua estrutura.

Para uma das questões o método utilizado foi uma categoria da pesquisa de opinião que é utilizada quando se quer testar o grau de fixação de uma marca, o Top of Mind.

O Top of Mind (conhecido também como Share of Mind) é uma categoria de pesquisa bastante popular e consiste, simplesmente, na resposta que o público dá à seguinte pergunta:

“Quando se fala em determinado produto, qual a primeira marca que vem à sua cabeça?”

A primeira marca lembrada pelo entrevistado é registrada e este material coletado é a base para que nossas estimativas estatísticas sejam realizadas.

No caso do Jornal da cidade de Vinhedo o resultado foi o seguinte: 65% dos entrevistados lembraram em 1º lugar do “Jornal de Vinhedo”, o 2º lugar ficou com o “Classificados”, o 3º jornal mais lembrado foi o “Gazeta da Capela” e logo atrás, no 4º lugar ficou o “Tribuna de Vinhedo”.

Esse tipo de pesquisa é excelente para entender se a marca é bem divulgada ou se é necessário investir um pouco mais no marketing de seu produto, uma vez que mede basicamente a força da marca. Através dele é possível fazer um ranking, por exemplo, das marcas mais lembradas pelo seu público alvo (sexo, idade, grau de instrução, renda, perfil de consumo, etc) e examinar em que posição seu produto fica, assim como conhecer seus possíveis concorrentes.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

 

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

Você sabe a diferença entre SAC e Pesquisa de Satisfação?

Algumas pessoas acreditam que a Pesquisa de Satisfação e as informações recebidas no Serviço de…

2 dias ago

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

1 mês ago

This website uses cookies.