Conheça o que são as pesquisas Top Of Mind

Qual é a primeira marca que vem na cabeça da população? Esta pergunta deseja ser respondida por todos profissionais que trabalham com marketing corporativo e também com mídia. Para responder este tipo de questão é que foi criada pesquisa Top Of Mind, uma categoria de pesquisa de opinião pública que analisa os hábitos de consumo das pessoas através de perguntas fechadas. As pesquisas Top Of Mind são úteis para veículos de comunicação e também para empresas.

Conheça nossas soluções em Pesquisas Top of Mind!

Para os veículos de comunicação (cita-se jornais, revistas, sites, canais de TV e rádio), esta categoria de pesquisa serve como notícia. Alguns jornais encomendam este tipo de pesquisa anualmente e costumam dar prêmios para as empresas que se colocam nas melhores posições do Top Of Mind. Normalmente, estas pesquisas de opinião pública são voltadas para segmentos (onde cada pergunta corresponde a uma área) ou regionalizadas (onde as perguntas cobrem certas áreas geográficas).

Para as corporações, as pesquisas Top Of Mind são úteis para traçar estratégias de expansão. Qualquer empresa que trabalhe com marketing sabe que é primordial ter conhecimento da opinião das pessoas em relação aos seus produtos e serviços. Apenas com estas informações que é possível ver se você está melhor do que a concorrência, quais são as características do seu público alvo e em que locais a imagem do seu produto está em primeiro lugar nas pesquisas.

Na pesquisa Top Of Mind não é apenas a pergunta “qual a primeira marca que lhe vem à cabeça” que é feita. É preciso pegar outros dados para saber o perfil dos entrevistados. Como se trata de uma pesquisa por amostragem de população, é preciso ter algumas informações para conseguir balancear quem vai ser o público pesquisado. As perguntas que são feitas nesta categoria de pesquisa são relacionadas a idade, sexo, local onde o pesquisado mora, emprego, classe social, entre outros fatores.

As pesquisas Top Of Mind podem ser no formato espontâneo e induzido. No formato de pesquisa espontânea, não se passa nenhum nome como sugestão de qual é o primeiro que vem na mente da população. Neste tipo de pesquisa os resultados são mais amplos. Já no formato de pesquisa induzida, algumas marcas são sugeridas. Esta abordagem é interessante para traçar planos de marketing quando você quer saber como está a sua empresa em relação a um concorrente direto.

Este tipo de pesquisa de opinião pública tem crescido muito nos últimos tempos, mas há um alerta: para realizar a pesquisa Top Of Mind com eficiência, é preciso contratar um  Instituto de pesquisas que utilize metodologias eficazes na hora da pesquisa e apuração de dados para que não haja distorções na hora dos resultados. Seja um veículo de comunicação ou uma empresa que deseja traçar uma estratégia de marketing, o importante é ter informação de qualidade.

Se você deseja saber um pouco mais sobre como são feitas as pesquisas do tipo Top Of Mind, entre em contato com o nosso Instituto de Pesquisas.

Confira também outros artigos do nosso blog :)

O que é 5W2H?

O que é 5W2H?

Empresas que investem em pesquisas, como as de mercado e satisfação, estão preparando o caminho para o seu crescimento. Todavia, não há sucesso sem mudança

Leia Mais »

Categorias

Dicas PHD, Pesquisas de Mercado, Top of Mind

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Lorenz
12 anos atrás

Excelente post.

Às vezes pesquisas como essa podem ser supreendentes.
Principalmente para quem tem um estilo de vida com maior interferência da globalização, um exemplo hipotético e exacerbado:

Qual é o primeiro refrigerante que te vêm a cabeça?
Imagine uma região afastada, onde nem coca ou guaraná chegam e a pessoa te responde: Convenção.

Apesar do exemplo ser absurdo, nele há a possibilidade de uma ação de marketing para conquistar mais market share, e até mesmo vislumbrar situações semelhantes que podem reverter em lucros.

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?