A importância da satisfação dos clientes na era digital e social

A satisfação dos clientes de qualquer setor deve ser assegurada por uma série de fatores, conforme já falamos bastante por aqui. É comum pensarmos em satisfação do cliente com objetivo principal em aquisição de novos clientes e aumento nas vendas. Contudo, você já pensou qual o impacto negativo que um grupo de clientes insatisfeitos pode ocasionar?

Antigamente – não tão distante assim, caso um cliente tenha ficado insatisfeito com o atendimento que recebeu em um restaurante, ou com os defeitos do celular que comprou, o máximo que poderia fazer era deixar de ser cliente daquela marca/ estabelecimento e fazer uma propaganda negativa para seus amigos e familiares. Hoje em dia as coisas mudaram um pouco.

Na era digital a importância da satisfação do cliente é potencializada!

Com a popularização das inúmeras redes sociais, a difusão das informações passou a ser muito mais fácil, e com um impacto bem mais expressivo. A opinião do cliente quanto à qualidade do produto/ serviço logo irá parar nas redes sociais e se multiplicará em boas ou más indicações da sua marca.

Há pouco tempo, as estratégias para a mensuração da satisfação do cliente das empresas eram muito mais simples e com poucas variações, geralmente resumia-se a um setor de reclamações em que os atendentes registravam as queixas de seus clientes. Porém na maioria das vezes essa medida não era muito eficaz, pelo fato de ser pouco gerenciável, e pela demora na tomada de ações corretivas.

Hoje, com a popularização das redes sociais, as empresas devem reorganizar suas estratégias quanto à satisfação do consumidor, visto que milhares de internautas podem ouvir o que pensam seus clientes sobre a sua marca.

Quando um cliente resolve publicar sua opinião sobre uma empresa, haverá sempre duas opções: ou a empresa ganhará mais uma prova social da qualidade oferecida, ou perderá massivamente potenciais clientes que tiveram acesso à mensagem.

É sempre possível tomar algumas medidas quanto à  reorganização estratégica

Os consumidores devem estar em lugar de destaque dentro das prioridades da empresa, as respostas as reclamações e sugestões do cliente tem que ser imediatas!

O velho modo de responder aos clientes dias após às suas solicitações não funciona mais, o marketing precisa ser implementado em tempo real, já que cada pessoa que acessa um comentário negativo sobre a empresa pode ser um cliente a menos. Veja alguns passos simples para garantir a imagem da sua marca na web:

  • Monitore constantemente as mídias sociais que citarem sua marca ou produto
  • Tome ações corretivas e faça retratamentos o mais breve possível, quando necessário;
  • Não poupe esforços para agradar um cliente insatisfeito;
  • Caso a reclamação seja procedente, receba-a de forma aberta e transparente, deixando claro que solucionará o problema.

Para que um estudo mais aprofundado do caso seja feito e para obter resultados mais  precisos, uma pesquisa de satisfação do cliente é muito recomendada, visando entender quais os pontos fortes e fracos da empresa, bem como quais ações farão reverter ou melhorar o quadro de satisfação dos clientes.

Veja mais aplicações das pesquisas de satisfação!

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

1 mês ago

O Instituto PHD não registrou pesquisa eleitoral no município Tracuateua – Pará

O Instituto PHD recentemente tomou conhecimento de uma suposta pesquisa eleitoral de sua autoria no…

6 meses ago

This website uses cookies.