TSE sanciona novas regras para eleições 2014

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última quinta feira (27/02) sancionou três novas resoluções para disciplinar as regras para as eleições deste ano. Desta forma, nas eleições de outubro uma série de regras que dizem respeito à propaganda eleitoral, registro de candidaturas e arrecadação para as campanhas eleitorais foram modificadas.

A primeira regra proíbe os candidatos a recorrerem a empresas de telemarketing para fazer sua propaganda eleitoral, independente da data e horário desta propaganda.

Outra mudança importante que foi sancionada vai de encontro com a inclusão social e determina que o horário eleitoral gratuito assim como os debates políticos seja transmitido pela televisão com legenda ou na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para facilitar a compreensão de pessoas com deficiência auditiva.

Foi estabelecido também que na escolha de registros os candidatos não poderão mais se identificar com nomes relacionados a autarquias ou órgãos públicos, como por exemplo, “Joana da Une”. Além disso, a resolução também modifica a regra de que permitia aos partidos modificar seus candidatos em até 24 horas antes do pleito. A partir desta data o prazo para modificações é de 20 dias antes das eleições.

Por fim, sobre a questão dos financiamentos  a corte reafirmou que as campanhas eleitorais devem ser financiadas com recursos do próprio candidato e que estes recursos não podem ultrapassar a marca de 50% do seu patrimônio.

Você acha que o TSE está no caminho certo? Conte pra gente nos comentários!

Leia mais no site do TSE.

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

1 mês ago

O Instituto PHD não registrou pesquisa eleitoral no município Tracuateua – Pará

O Instituto PHD recentemente tomou conhecimento de uma suposta pesquisa eleitoral de sua autoria no…

6 meses ago

This website uses cookies.